Daep oferece caçamba para famílias de baixa renda
Cidade
Agendamento pode ser feito nos sete ecopontos; medida também atende a uma reivindicação da comunidade
Da Redação 07/05/2020Como medida de combate ao Aedes aegypti, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) informa que famílias de baixa renda podem requisitar uma caçamba para recolhimento de entulhos e demais resíduos em suas residências. O agendamento pode ser feito nos sete ecopontos espalhados pela cidade. A medida também atende a uma reivindicação da comunidade.
Recentemente, foi realizada uma reunião, por solicitação do vereador Carlos Alberto Soares da Silva, que demonstrou preocupação com o crescimento dos casos de dengue no município. O encontro reuniu representantes da Vigilância Epidemiológica, Daep, Secretaria de Obras, entre outros órgãos. Também participaram os parlamentares José Antonio Ferres Chacon e o Roberto Delfino.
Segundo o presidente do Daep, o engenheiro Márcio Wanderley, a medida é uma forma de auxiliar as famílias mais carentes do município no combate à dengue. “Este serviço já era realizado através de contato com o Serviço de Vigilância Epidemiológica e Ouvidoria do município. Agora, a solicitação será realizada diretamente nos ecopontos”, afirmou.
Vale ressaltar que o serviço será destinado apenas às famílias de baixa renda, mediante avaliação do Daep. “Com essa medida, queremos incentivar as famílias para que cuidem de seus quintais, eliminando todos os resíduos que possam servir de criadouro no mosquito Aedes, além de retirar focos de animais peçonhentos como o escorpião”, enfatizou o presidente.
As famílias que tiverem interesse podem procurar uma das unidades do ecoponto. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 14h.
“Será uma opção para aqueles que não puderem levar esses resíduos até os ecopontos ou que não têm condições de alugar uma caçamba. Os moradores podem, inclusive, reunir os vizinhos próximos, realizar uma limpeza geral e utilizar a caçamba disponibilizada gratuitamente pelo Daep”, concluiu Wanderley.
Atualmente, existem sete ecopontos abrangendo vários bairros da cidade para receber resíduos de pequeno volume de construção civil, podas de árvores e materiais recicláveis. Com isso, o município visa evitar que as pessoas joguem lixo nas estradas rurais e terrenos baldios.
Lembrando que a lei 2.211 e o decreto 5.890 disciplinam as infrações para quem desrespeita o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos. A população deve ficar atenta, pois está sujeita a multa no caso de descarte de resíduos sólidos em locais não autorizados, como áreas verdes, praças e terrenos. Quem lançar lixo em córregos, rios, poços e galerias, da mesma forma, está sujeito a penalidades. (*) Com informações da Secom – PMP
Confira a localização dos ecopontos em Penápolis:
- Ecoponto Jardim Pevi: rua Elpídio Ribeiro, 400
- Ecoponto Jardim Tropical: rua Matias Martins Garcia, 739
- Ecoponto Jardim Del Rey: avenida Avelino Bilche Filho, 1.190
- Ecoponto Parque Industrial: rua Francisco Colnaghi, 85
- Ecoponto Cidade Jardim: avenida Maria Rosa Passafaro Altimari, 1.050
- Ecoponto Santa Terezinha: rua Altino Vaz de Melo s/n, em frente ao Lar Vicentino
- Ecoponto Silvia Covas: rua Thomaz Henrique Beneduzzi de Paiva, 29
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.