COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Daep orienta sobre descarte de resíduos em casos da Covid

Cidade

Medidas são fundamentais para proteger os profissionais que atuam na limpeza urbana

Ao descartar, é necessário borrifar água sanitária diluída no conteúdo do saco e também em sua parte externa

Ao descartar, é necessário borrifar água sanitária diluída no conteúdo do saco e também em sua parte externa. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Com o crescente número de casos positivos da Covid-19 na cidade, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) reforça os cuidados com o descarte de lixo doméstico em residências com pessoas infectadas ou suspeitas. As medidas são fundamentais para proteger os profissionais que atuam na limpeza urbana. Tanto em positivos ou suspeitos, os moradores devem utilizar lixeiras com tampa em suas residências.

Ao descartar, é necessário borrifar água sanitária diluída no conteúdo do saco e também em sua parte externa. O saco deve ser bem lacrado. O Daep ainda orienta que o lixo deve ser embalado em dois sacos, evitando qualquer tipo de contato do coletor com o seu conteúdo. Os moradores ainda devem ficar atentos ao dia e horário da coleta em seu bairro. Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, a população deve redobrar os cuidados durante o descarte.

“Temos visto um crescimento expressivo no número de casos de coronavírus em todo o país. Por isso, não podemos nos descuidar das medidas preventivas”, enfatizou. “Nossos servidores prestam um serviço essencial para a cidade com a limpeza urbana. Como munícipes, temos que contribuir para protegê-los desse vírus e evitar o risco de contaminação. Pedimos a colaboração de toda a comunidade”, afirmou Batata.


MÁSCARAS

O Daep também traz orientações quanto ao descarte de máscaras usadas. O principal alerta é para que máscaras e luvas usadas não sejam descartadas junto ao lixo reciclável. “O lixo reciclável é manipulado durante a triagem feita pelos cooperados da Corpe (Cooperativa de Recicladores de Penápolis). Mesmo com uso de equipamentos de proteção individual, ainda há o risco de contaminação”, alertou.

A orientação é lavar as mãos antes de retirar a máscara, segurando-a apenas pelo elástico. Tanto as máscaras quanto as luvas devem ser depositadas em uma sacola e bem fechadas. O descarte deve ser feito em lixo doméstico e, preferencialmente, junto ao lixo doméstico. Mais informações e orientações é só entrar em contato com o Daep pelos telefones (18) 3654-6100 ou 0800 170 195. (*) Com informações da Secom – PMP



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.