Daep realiza campanha educativa para enfrentamento do período de estiagem
Cidade
Ação tem por objetivo alertar o período de seca e necessidade de economia
Da Redação 05/06/2021Frente ao cenário de grave período de estiagem por qual passaremos nos próximos meses e, consequentemente, com a queda na vazão do ribeirão Lajeado, único manancial de abastecimento na cidade, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) está lançando a campanha “Consumo consciente evita o racionamento”.
A ação tem por objetivo de sensibilizar os cidadãos a respeito do período de seca e a necessidade de economia no consumo de água. Segundos dados apresentados no Plano de Contingência de Abastecimento de Água de 2021, em 2019 e 2020 houve dez meses que tiveram chuvas abaixo da média dos últimos dez anos.
Ainda segundo os dados, 2020 foi o que teve a menor quantidade desde 2010 e, ainda em comparação aos últimos três anos, choveu menos que a média dos últimos dez. A campanha tem também como foco alertar a população sobre o consumo de água consciente nas residências além de dicas de consumo.
Fará parte das ações a publicação de um boletim quinzenal, informando o nível de água do ribeirão e quais as medidas que serão adotadas. No plano, é possível analisar as vazões médias mensais, índices pluviométricos no período de 2010 a 2020, consumo mensal de água potável pela população e ações mitigadoras a serem adotadas em caso de gravidade do quadro de diminuição da vazão.
As ações serão adotadas pelo Daep, com prévio anúncio de 48 horas à população. O departamento conta com a participação da população para que não exista o racionamento e a falta de abastecimento de água no município. (*) Com informações da A/I do Daep
Confira algumas ações que serão adotadas progressivamente, conforme o agravamento:
-- Intensificação de campanha educativa, esclarecendo o evento climático ao qual estamos passando e a necessidade de economia e racionalidade no uso da água potável;
-- Interromper o fornecimento de água potável em caminhão-pipa para particulares;
-- Interromper o fornecimento de água potável para praças urbanas e campos de futebol;
-- Interromper o serviço de higienização de logradouros públicos;
-- Iniciar processo de diminuição de pressão nas redes;
-- Iniciar processo de rodízio no abastecimento noturno de água potável;
-- Suspensão do abastecimento em um dia da semana, em rodízio por bairro;
-- Suspensão do abastecimento em dois dias alternados da semana, em rodízio por bairro.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.