Daep realiza com sucesso o 14º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente
Cidade
Fórum tem como objetivo discutir propostas da comunidade para melhoria da gestão do saneamento em Penápolis
Da Redação 28/09/2022Tendo sua realização a cada dois anos, ocorreu neste último sábado, dia 24, o 14º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente de Penápolis na Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho.
Com o tema “Fortalecer o Saneamento Básico investindo em você!” o Fórum tem como objetivo discutir propostas da comunidade para melhoria da gestão do saneamento em Penápolis, incentivar a cidadania participativa e fomentar a democracia para interesses públicos.
Durante o encontro os participantes tiveram a oportunidade de debater sobre o planejamento da política pública de saneamento de Penápolis (SP) e contribuindo para melhoria da política pública de saneamento.
A coordenação do evento foi feita pelo Presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, que fez a apresentação do cenário atual e das projeções futuras do saneamento de Penápolis.
Logo após, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho: Serviço de Água e Esgoto, Resíduos, Limpeza Pública e Coleta Seletiva, onde foram elaboradas propostas que foram debatidas e aprovadas em plenária.
Ao todo foram apresentadas 51 propostas elaboradas pelos participantes. Tais propostas farão parte do planejamento do Daep e serão implementadas ao longo dos dois anos.
Segundo Bachiega, o evento alcançou seu objetivo e comentou que a alta qualidade dos debates resultou em propostas pertinentes e ajustadas com a necessidade da comunidade. Ao final do evento, citou a importância da participação popular na formulação de políticas públicas do saneamento e demonstrou sua satisfação na continuidade da realização do evento que já se perpetuou em Penápolis.
PARTICIPAÇÃO
O primeiro Fórum de Saneamento e Meio Ambiente foi criado na ocasião em que já tinha sido presidente da autarquia em 1994. Durante todos esses anos, a participação da sociedade nas ações desenvolvidas no município norteou o poder público nas tomadas de decisões referentes ao futuro da política pública de saneamento da cidade.
“A participação da população é de suma importância para o desenvolvimento e avanço na área de saneamento e meio ambiente do município de Penápolis” – destacou Bachiega.
ELEIÇÃO DO NOVO CONSELHO GESTOR
Durante a realização do 14º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente, foram eleitos os seis membros do Conselho Gestor de Saneamento do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep) para um mandato de dois anos.
De acordo com a Lei Municipal 2.490/2020, os seis membros representantes dos usuários residenciais devem ser eleitos diretamente durante a realização do evento. Foram 13 candidatos que disputaram uma vaga no Conselho, sendo eleitos como titular os seis mais votados.
O Conselho Gestor do Saneamento Ambiental é um órgão colegiado e paritário formado por 50% de representação do poder público e 50% de representantes de usuários dos serviços sendo que a formação do novo conselho terá seus membros renovados.
Os seis membros eleitos foram: Diego Agostini Cordeiro, Marcio Wanderley, Lucas Zacharias Tavares, Lidiane Carla Sanches Benedicto Farezin, Olmair Perez Rillo e Cleuza José dos Santos. Os outros candidatos ficaram na lista de suplentes, sendo eles: Danilo da Silva Fernandes, Jailson Ferezin, Natan Carlos Coldato, Ricardo da Silva Silvestre, Francisco Martins da Silva, Silas Colares Branco e Roberto Nunes Ferreira.
A nova composição terá mandato de dois anos e será oficializado por meio de Decreto Municipal sendo que a competência do Conselho Gestor do Saneamento é auxiliar na formulação na política pública de saneamento, propor estratégias e prioridades, acompanhar e avaliar a sua execução, opinar e dar parecer sobre projetos de leis que envolvam o saneamento, exercer a supervisão de todas as atividades do Daep, dando opiniões e sugestões e outras atividades. (*) A/I Daep
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.