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Daep realiza formação de multiplicadores em educação ambiental do baixo tietê

Cidade

Formação ocorreu no auditório do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) de Birigui

Oficina foi apresentada pela pedagoga Fernanda Campachi e equipe do CEA

Oficina foi apresentada pela pedagoga Fernanda Campachi e equipe do CEA. Foto: Divulgação

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A convite da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental do Baixo Tietê, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), por meio do CEA (Centro de Educação Ambiental), realizou no último dia 7 a oficina “Elaboração e execução do Programa Municipal de Educação Ambiental”. A formação ocorreu no auditório do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) de Birigui.

A pedagoga Fernanda Campachi e equipe apresentaram projetos, por meio do desenvolvimento de oficinas e dinâmicas de grupos voltadas ao uso racional da água, descarte correto dos resíduos sólidos, arborização urbana, compostagem, alimentação saudável, bem como orientou sobre a elaboração de um Programa Municipal de Educação Ambiental, de modo que suas ações sejam executas de forma efetiva, por meio da educação formal e informal, visando à coletividade pela gestão participativa da população frente às questões ambientais.

A oficina teve como objetivo formar novos multiplicadores em educação ambiental, de modo que os participantes desenvolvam nas escolas dos seus municípios ações em prol a preservação do meio ambiente, boas práticas ambientais, principalmente visando à recuperação e conservação do Rio Tietê.

O encontro contou com a participação de professores, secretários de meio ambiente, técnicos na área ambiental e membros de Câmaras Técnicas. Segundo Fernanda, o maior desafio da educação ambiental é fazer as pessoas despertarem e refletirem sobre a sua visão de mundo e seus hábitos, sensibilizando-as e motivando-as a uma mudança voltada para o cuidado com a vida no planeta.

“A proposta do curso foi de uma capacitação interativa, com atividades e metodologias que levaram em consideração as experiências de vida dos participantes e a sua realidade local. As metodologias e dinâmicas utilizadas durante a oficina servirão de apoio para os projetos que os multiplicadores realizarão no futuro”, destacou. (*) Com informações da A/I do Daep



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