BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Daep/CEA promove curso de formação de saneamento básico rural

Cidade

Curso conta com apoio do Programa Município Verde Azul, Cirl, Prefeitura, Sirp e Senar

Daep promoveu “1º Café com Compostagem” com os participantes do projeto “Compostar é Bem-Estar”

Daep promoveu “1º Café com Compostagem” com os participantes do projeto “Compostar é Bem-Estar”. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), por meio do CEA (Centro de Educação Ambiental), está com inscrições abertas para o curso “Promovendo a Saúde no Campo – Saneamento Básico Rural – Infraestrutura e Educação Ambiental”.

Ele, que é realizado em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), tem a proposta de capacitar os participantes quanto a Fragilidade e Potencialidades do Uso do Solo, visando aplicar práticas sustentáveis que promovam o uso racional, bem como conscientizar para a preservação dos recursos naturais, buscando posturas e ações favoráveis ao equilíbrio ambiental.


INSCRIÇÕES

Com vagas limitadas e gratuitas, as inscrições irão até 12 de maio e podem ser feitas por e-mail (cea@daep.com.br) ou pelo telefone (18) 3652-5309. A formação ocorrerá nos dias 16 e 17 do mesmo mês na sede do CEA, na rua Altino Vaz de Mello, 3.200, na Santa Terezinha.

Durante a formação, os participantes abordarão estudos importantes na área rural como: Aspectos Gerais; Prevenção de acidentes; Proteção Ambiental; Promovendo a Saúde no Campo; Saneamento Básico Rural; Construções Rurais; Captação de Água; Tipos de Poços; Esgoto; Reciclagem de materiais; Construção de Fossa Séptica Biodigestora (atividade prática no sítio Santa Luzia, no bairro Córrego Grande, onde o Daep disponibilizará ônibus para transportar os participantes até o local); Filtro de areia e Composteira.

O curso conta com apoio do Programa Município Verde Azul, Cirl (Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado), Prefeitura de Penápolis, Sirp (Sindicato Rural de Penápolis) e Senar.


COMPOSTAGEM

No último dia 12, ocorreu na sede da autarquia o primeiro “Café com Compostagem” com os participantes do projeto “Compostar é Bem-Estar”. O evento, além de comemorar o dia da Conservação do Solo, celebrado na última sexta-feira (15), teve como proposta fomentar a troca de experiências e compartilhamento de informações sobre o processo de compostagem do material orgânico.

Durante o encontro, a coordenadora do CEA, Fernanda Campachi, fez uma capacitação inicial de como produzir o composto, o feedback sobre as visitas e o acompanhamento nas casas dos participantes para tirarem dúvidas do processo, além de expor resultados do projeto.

Ele é desenvolvido pelo Daep, tendo por intuito a conscientização das pessoas na preservação ambiental por meio do reaproveitamento dos resíduos orgânicos gerados no imóvel e, assim, diminuir os resíduos destinados ao aterro sanitário.

No momento, há 200 unidades fazendo compostagem com o kit doado pela autarquia, sendo 191 pessoas e nove escolas. O departamento distribuiu gratuitamente as composteiras de pequeno e médio porte, conforme a quantidade de resíduos orgânicos gerados no imóvel, o qual é proporcional a quantidade de pessoas residentes.

Para o presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, o projeto é de suma importância para conscientizar as pessoas sobre a política pública de resíduos sólidos e pretende aumentar a quantidade de participantes com a aquisição de mais kits ainda este ano. (*) Com informações da A/I do Daep



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.