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Daesp inicia processo para ampliar malha aérea do interior com aviões de pequeno porte

Cidade

Medida acelera e amplia a disponibilidade de voos para a população

Aeroporto Dr. Ramalho Franco, de Penápolis, está incluído neste pacote do Daesp

Aeroporto Dr. Ramalho Franco, de Penápolis, está incluído neste pacote do Daesp. Foto: Ivan Ambrósio

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O Daesp (Departamento Aeroviário), da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, publicou nesta sexta-feira (9), edital de chamamento para empresas que possuem aeronaves de pequeno porte e que queiram operar nos aeroportos do interior.

Segundo o órgão, a exigência é que as companhias tenham frotas com capacidade para transportar até 19 passageiros.

O aeroporto Dr. Ramalho Franco, de Penápolis, está incluído no roll das 21 unidades sob administração do departamento neste pacote. A iniciativa tem o objetivo de estimular e ampliar o número de voos entre os municípios, criando conexões e facilitando o desenvolvimento regional.


APTOS

Conforme o Daesp, a medida não exige contrapartida do governo estadual, que já estão aptos para receber aviões menores. Com isso, as empresas podem iniciar o planejamento de suas atividades assim que celebrarem o convênio com o Estado.

De acordo com o edital, elas terão 90 dias para dar início às operações. O modelo a ser adotado já é utilizado com sucesso em outros países, como os EUA, e em nada interfere no uso dos aeroportos por aviões maiores, pelo contrário, passa a ser um incentivo a mais. A sessão pública de abertura dos envelopes será no dia 11 de setembro.


PRIVATIZAÇÃO

Em julho, o aeroporto Dr. Ramalho Franco passou por vistoria por técnicos e executivos da IOS Partners, consultoria internacional contratada pelo governo estadual para definir o modelo de desestatização. A equipe esteve analisando as áreas internas e externas do local.

Com um carro, a equipe percorreu por toda a pista fazendo imagens. O saguão também foi fotografado. Foi feita ainda inspeções nos sistemas, procedimentos e espaço aéreo.

No total, o plano de trabalho apresentado pela consultoria tem cinco fases com tarefas que vão desde a realização da análise de mercado, processos legais, projeções de demanda, estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além da interface com investidores, apoio no processo licitatório e promoção dos aeroportos.

As vistorias acontecem em 21 aeroportos geridos pelo órgão e a previsão é que os estudos estejam concluídos em novembro.



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