De volta à elite: Velo Clube conquista o acesso ao Paulistão após 45 anos
Esportes
Time rio-clarense elimina o Juventus por 1 a 0 no agregado e disputará a nata estadual pela primeira vez desde 1979
Da Redação 08/04/2024O Velo Clube conquistou o seu acesso à elite paulista após 45 anos empatar com o Juventus sem gols na tarde deste sábado (6), no estádio Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro. Será a segunda vez na história do clube rio-clarense no mais alto nível do futebol paulista.
A única participação do clube havia sido em 1979. Agora, a cidade de Rio Claro volta a ter um representante na elite, algo que não acontecia desde 2016.
TRAJETÓRIA E CAMPANHA
Fundado em 1910, o futebol passou a fazer parte da história do Velo Clube a partir de 1920, mas a participação em campeonatos profissionais da Federação Paulista de Futebol começou apenas em 1948, quando o clube foi alocado na Segunda Divisão (atual Série A2) do Paulistão, onde ficou até 1956 - apenas em 1953 não disputou. A partir de 1957, o clube passou a fazer a terceira divisão, mas não conseguiu subir. Após uma pausa entre 1969 e 1971, o clube voltou a figurar na Segunda Divisão em 1972.
Em 1978, o clube alcançou a sua maior glória até o momento ao conquistar o acesso para a elite estadual. Para a definição da vaga foram disputadas três partidas, em que o Velo Clube ganhou duas e empatou uma contra o Paulista. Porém, no ano seguinte, o clube retornou à Série A2.
De 1980 até 2024, o Galo Vermelho disputou em todos os níveis estaduais possíveis, chegando até mesmo a disputar a antiga e extinta Série B1-B. Entre acessos e decenssos, o clube chegou a conquistar o vice-campeonato do Paulista Sub-23 Segunda Divisão em 2010 e o título do Paulista A3 Sicredi em 2020, além de duas semifinais consecutivas nas Copas Paulistas de 2011 e 2012.
Na atual edição do Paulistão A2 Sicredi, o Velo Clube precisou disputar 19 jogos até conseguir a classificação para a final do torneio junto com o acesso ao Paulistão Sicredi de 2025. Os velistas viram seu time ganhar nove vezes, empatar cinco vezes e perder em outras cinco oportunidades.
O time rio-carlense chegou na semifinal com a melhor defesa, sendo determinante para o sucesso do clube ao longo do campeonato. Todavia, engana-se quem acredita que o Velão só teve destaques defensivos, pois Felipinho é um dos principais artilheiros da competição, com oito gols.
Na grande final, o Velo irá enfrentar o Noroeste de Bauru. Já está certo que o primeiro jogo será com mando de campo do outro semifinalista, e o segundo será com mando do clube de Rio Claro. (*) Por Arthur Pessoa, especial para o site da FPF; sob supervisão de Luiz Minici
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.