BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Decreto recomenda a volta do uso de máscaras em ambientes fechados e escolares em Penápolis

Saúde

Medida considerou atual cenário epidemiológico da Covid-19, com significativo aumento de casos

Fica recomendado a toda a população o uso de máscara em todos os ambientes fechados

Fica recomendado a toda a população o uso de máscara em todos os ambientes fechados. Foto: Ilustração

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Uso de máscaras em ambientes fechados e escolares em Penápolis passa a ser uma recomendação das autoridades sanitárias. Decreto municipal neste sentido foi publicado nesta quinta-feira (9), pelo prefeito Caíque Rossi (PSD), com assinatura conjunta do secretário de Saúde, Luiz Washington B. Nascimento Filho.

Recomendação de medidas consideradas importantes e eficazes são para conter o avanço da Covid-19 no município. Várias cidades da região já haviam adotado a mesma medida. Na comarca local, apenas em Glicério houve decreto tornando obrigatório o retorno do uso do item de proteção.

A divulgação semanal do boletim epidemiológico divulgado ontem pela Vigilância Epidemiológica trouxe quase 700 novos casos positivos da Covid-19 em uma semana e mais duas mortes. Hoje já são 20.091 positivos e 302 óbitos registrados em Penápolis desde o início da pandemia.

No decreto 7188, de 7 de junho, é considerado o atual cenário epidemiológico da Covid-19 no município, com significativo aumento do número de casos positivos no período referente ao decreto estadual de dispensa de obrigatoriedade do uso de máscaras em 17 de março passado.

Do boletim coronavírus de 16 de março ao boletim de 2 de junho, acumulados 78 dias após o decreto estadual liberando o uso de máscaras, foram notificados um total de 2.520 casos positivos no município. De acordo com a Prefeitura, há necessidade de implantação de medidas de prevenção e controle, com o objetivo de conter a transmissão e disseminação do vírus.


ESPECIFICAÇÕES

Fica recomendado a toda a população de Penápolis o uso de máscara de proteção facial em todos os ambientes fechados, sejam públicos ou privados, em locais abertos ou parcialmente fechados, de grande circulação de pessoal.

A recomendação é válida também para as instituições de ensino públicas e privadas, além de reforçar as medidas de higienização das mãos, com uso de álcool em gel ou 70%, bem como reforço de medidas para evitar aglomerações e manter o distanciamento social e evitar locais fechados com pouca circulação de ar.

No decreto, a Prefeitura ainda recomenda para aqueles que não tiverem contraindicação médica, a complementação do esquema vacinal contra a Covid-19. A vacina está disponível nas Macros de Saúde, inclusive para nova dose de reforço a todas as pessoas acima de 50 anos de idade, e também adolescentes de 12 a 17 anos que tenham intervalo de quatro meses da aplicação anterior.

Continua valendo o decreto estadual 66.575, de 17 de março, que trata sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras no Estado de São Paulo, prevendo a obrigatoriedade somente nos locais destinados à prestação de serviços de Saúde, e nos meios de transporte coletivo de passageiros e respectivos locais de acesso, embarque e desembarque.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.