COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Defesa Civil alerta para chuvas intensas na região

Geral

Temporais podem ser acompanhados de alagamentos, inundações e enxurradas

Foram emitidos avisos meteorológicos de perigo pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro

Foram emitidos avisos meteorológicos de perigo pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, alertou, nesta sexta-feira (4), para a possibilidade de fortes chuvas nos quatro estados do sudeste nos próximos dias. Foram emitidos avisos meteorológicos de perigo pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

No Estado de São Paulo, as áreas de atenção englobam a região macrometropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba e as localidades em torno de Presidente Prudente, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Assis e Bauru.

De acordo com o meteorologista André Mendonça de Decco, uma nova frente fria é prevista para "atingir o litoral paulista no decorrer do domingo, intensificando as instabilidades e as ocorrências de chuvas, sobre o estado de São Paulo, a partir do tarde do sábado".

Em Araçatuba, a previsão é de chuva até a quarta-feira (10) da próxima semana. A temperatura máxima não deve passar de 30ºC e a mínima pode chegar a 18ºC.


MONITORAMENTO

Diante do cenário, o Sinpdec (Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil) vai monitorar a evolução dos avisos em tempo real e as regiões que devem ser afetadas já foram notificadas da situação. Os temporais podem ser acompanhados de ocorrências de alagamentos, inundações e enxurradas e de deslizamentos de terra em áreas de encosta. Isso também é reflexo dos altos acúmulos de chuva que vêm caindo sobre essas áreas ao longo das últimas semanas.

“É importante que a população fique atenta e acompanhe a difusão de outras informações nas redes sociais e pelos alertas enviados por SMS. É importante, também, procurar orientações nas defesas civis municipais e estaduais, que precisam ter um planejamento para as ocorrências de chuvas fortes. O ideal é mapear as localidades com maior risco e, se necessário, fazer evacuação preventiva”, afirmou o diretor do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), Armin Braun.

Segundo o Inmet, haverá atuação do fenômeno SCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que ocorre quando uma faixa de nuvens fica praticamente estacionada, provocando grande quantidade de chuvas contínuas, na mesma área, por, pelo menos, quatro dias.


CUIDADOS

A Defesa Civil Nacional alerta para a tomada de alguns cuidados que podem ajudar a reduzir danos materiais e preservar vidas em caso de ocorrências graves relacionadas às chuvas intensas.

Uma delas é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Caso haja uma situação de grande perigo confirmada na sua região, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre.

Além disso, em ocasiões de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores por conta do risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Para mais informações, procure a Defesa Civil local por meio do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. (*) Manu Zambon - Hojemais Araçatuba



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.