AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Defesa Civil alerta para frente fria que atingirá o Estado a partir de hoje

Cidade

Em Penápolis, a previsão mínima desta terça é de 9°C, caindo para 4° ao longo da semana

Previsão de temperatura para a região de Araçatuba é de 3°C a partir desta terça

Previsão de temperatura para a região de Araçatuba é de 3°C a partir desta terça. Foto: Reprodução

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta a toda população para uma onda de frio que atingirá todo o Estado a partir desta terça-feira (17). Conforme informou o órgão, dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) indicam que uma massa de ar frio de origem polar deve avançar derrubando as temperaturas, com mínimas previstas de até 1º C, na Serra da Mantiqueira.

Na Capital, as temperaturas mínimas podem chegar a 6º C, menor registro para o mês de maio, desde 1990. Em Penápolis, de acordo com o Climatempo, hoje a previsão mínima é de nove graus, aumento para 20 durante o dia. Já amanhã (18), a temperatura começará a cair para 4°C e com previsão de geada ao amanhecer. O clima subirá um pouco na sexta (20), quando os termômetros deverão marcar 7°C, elevando para 8°C no sábado (21) e 9°C no domingo (22).


RECOMENDAÇÕES

O órgão recomenda que as defesas civis municipais permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para alertar a população, visando à adoção de medidas de autoproteção. A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde.

Com isso, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, doenças que atacam o aparelho respiratório, atingindo principalmente crianças e idosos, que são mais suscetíveis. Por isso, é preciso mantê-los agasalhados.

Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio, como gripe, resfriado, pneumonia e meningite, é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos. Também é sugerida uma atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como as em situação de rua.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de baixas temperaturas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo Alerta SP, disponível para download nos sistemas Android e IOS.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.