JOVEM PAN PENÁPOLIS

Defesa Civil alerta população sobre frente fria que atingirá o Estado a partir desta quinta-feira

Geral

Previsão é que a temperatura mínima chegue a 2º C em algumas regiões

Massa de ar frio deve avançar pelo Estado, derrubando as temperaturas

Massa de ar frio deve avançar pelo Estado, derrubando as temperaturas. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para a chegada de uma onda de frio que atingirá a partir desta quinta-feira (18). Segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), uma massa de ar frio deve avançar por São Paulo, derrubando as temperaturas, com mínima prevista de até 2°C na Serra da Mantiqueira.

Na Capital, a temperatura mínima pode chegar a 8º C. Já no interior do Estado, as regiões de Araraquara, Bauru, Campinas, São José dos Campos e Sorocaba, terão mínimas previstas para 9°C.

Para Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araçatuba e São José do Rio Preto, as mínimas devem chegar a 11°C. Presidente Prudente e Marília a 8°C e a região de Itapeva e Vale do Ribeira a 7°C. Já no litoral norte pode chegar a 13°C. No litoral sul e na Baixada Santista, a previsão será com temperatura mínima de 15º C, além de ventos de até 75 km/h, o que aumenta a sensação de frio.


ORIENTAÇÕES

A Defesa Civil Estadual recomenda que as municipais permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para a população, visando à adoção de medidas de autoproteção. A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde.

No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, a ocorrência de doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio.

Diante disso, mantenha-os agasalhados. Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.

Também se recomenda especial atenção às pessoas mais vulneráveis, como as em situação de rua. Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de baixas temperaturas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.