COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Defesa Civil solicitará que trecho do shopping na São Francisco seja novamente isolado

Polícia

Órgão disse “não tinha conhecimento da retirada do isolamento e que, por isso, solicitaria que fosse refeito”

Poucas foram as pessoas que passaram pela calçada abaixo da marquise da São Francisco ontem

Poucas foram as pessoas que passaram pela calçada abaixo da marquise da São Francisco ontem. Foto: Ivan Ambrósio

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

A coordenadoria municipal da Defesa Civil de Penápolis vai solicitar a direção do Penápolis Shopping Center que seja feito, novamente, o isolamento do trecho da calçada do empreendimento da rua São Francisco, onde também há uma marquise. Ontem, o local estava liberado para a passagem de pedestres e o estacionamento, no bolsão, de motos.

Durante o período em que a reportagem do INTERIOR esteve por lá, poucas foram as pessoas que se arriscavam passar no trecho. Em nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura, o órgão informou que “não tinha conhecimento da retirada do isolamento e que, por isso, solicitaria que o mesmo fosse refeito”.

A coordenadoria, que interditou o prédio do shopping por tempo indeterminado, após a queda da marquise que fica acima das portas da avenida Bento da Cruz matar a jovem Késia Aquilino Cândido, de 18 anos, e ferir uma fisioterapeuta, de 38, na tarde do último sábado (23), relatou que, até o momento, não recebeu um laudo técnico que ateste a segurança do empreendimento e nem a atualização do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

“Assim que receber os documentos solicitados, a comissão avaliará o material, porém não há previsão da liberação. Quanto à marquise da rua São Francisco, aguarda-se o laudo para posterior parecer da coordenadoria”, destacou. A medida tomada pelo órgão ocorreu após o trágico acidente, que causou uma forte comoção em toda a cidade. A fisioterapeuta que se feriu na coluna permanece internada em um hospital particular de Araçatuba. Ela passou por uma cirurgia e se recupera bem.


BARULHO

No dia do acidente, testemunhas relataram que ouviram um barulho assustador e correram para a frente do shopping, quando viram a marquise caída. Houve choro, pânico e pedidos de socorro. Equipe do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) esteve analisando a estrutura do empreendimento. O IC (Instituto de Criminalística) fez uma nova perícia, desta vez, apoiados por uma equipe de Araçatuba especializada em edificações.

Familiares de Késia farão, no sábado (30), a partir das 11h, um ato em homenagem a vítima. Aproximadamente 100 camisetas com a foto da jovem estão sendo confeccionadas. Faixas com frases para reflexão serão usadas. O grupo se reunirá na avenida Luís Osório, próximo ao Santuário São Francisco de Assis.

De lá, percorrerão, em silêncio, pelas principais ruas e avenidas da região central, até chegarem na frente da porta que dá acesso ao shopping pela avenida Bento da Cruz, onde ocorreu a queda da marquise. No local, será entoada uma música que a jovem gostava. Em seguida, haverá um minuto de silêncio e a colocação de pétalas de rosas.


DIREÇÃO

A reportagem tentou contato com a direção do shopping, enviando questionamentos por e-mail sobre a apresentação dos documentos, reabertura das lojas e sobre a marquise da São Francisco, entretanto, até o fechamento desta edição, não houve retorno. Em nota passada, foi relatado que o shopping está em dia com as documentações e que “análise pelos engenheiros e peritos técnicos apontou que não há qualquer comprometimento na estrutura”.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.