Defesa para Instituto Federal de Educação em Penápolis tem avanço
Política
Tratativa reforça trabalho institucional realizado pela Câmara Municipal e prefeitura na busca da ampliação da oferta de ensino técnico e tecnológico
Da Redação 12/07/2025
Ao centro, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, com a vereadora Professora Jandineia e vice-prefeito Rubinho Bertolini. Foto: Imagem/Câmara
O processo para viabilização de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no município de Penápolis alcançou novos avanços, com sinalizações positivas por parte do Governo Federal.
Na última quinta-feira, 3 de julho, a vereadora Professora Jandineia (PT) e o vice-prefeito Rubinho Bertolini (REPUBLICANOS) estiveram em Brasília, onde participaram de reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Bregagnoli.
Durante o encontro, Bregagnoli destacou a importância da expansão da rede federal de ensino e elogiou o imóvel disponibilizado pela administração municipal para instalação do campus em Penápolis.
O secretário demonstrou otimismo em relação à viabilidade da proposta, através de ações previstas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo Governo Federal em 2023.
A tratativa reforça o trabalho institucional realizado pela Câmara Municipal e prefeitura na busca da ampliação da oferta de ensino técnico e tecnológico na região.
No mês de junho, a proposta já havia sido apresentada pela vereadora Professora Jandineia e vice-prefeito Rubinho Bertolini ao reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Silmário Batista dos Santos, ao diretor de infraestrutura e expansão, Eduardo Fernando Gomes, e ao chefe de gabinete Ricardo Agostinho, em audiência realizada na capital paulista.
Na ocasião, foi formalizada a indicação de imóvel para receber a unidade, o qual foi aprovado por equipe técnica do IFSP durante visita realizada no dia 2 de julho.
A iniciativa foi ainda apresentada em audiências realizadas anteriormente no Ministério da Educação e no gabinete do deputado federal Jilmar Tatto, também em Brasília. Na oportunidade, o pedido foi entregue pessoalmente pela vereadora e pelo vice-prefeito, com apoio institucional do prefeito Caíque Rossi, que subscreveu o documento de solicitação.
A implantação do campus do Instituto Federal em Penápolis representa um importante passo na promoção do desenvolvimento educacional, social e econômico da cidade e de toda a região, por meio da ampliação das oportunidades de qualificação profissional e inclusão social. (*) Imprensa/Câmara
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.