Delegacia e 1º DP passam a atender em regime especial
Polícia
Medida ocorre após emissão de portaria, que estabelece rotina emergencial em decorrência do coronavírus
Ivan Ambrósio 21/03/2020A Delegacia do Município e o 1º DP (Distrito Policial), ambos de Penápolis, bem como as demais unidades da microrregião, passarão a atender em regime especial. A medida ocorre após emissão de uma portaria, que estabelece rotina emergencial em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
No comunicado, emitido pela Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo, o regime prevê que as ocorrências deverão ser registradas pela internet e a delegacia responsável pela região vai apenas validar os boletins de ocorrências. O atendimento direto será mantido apenas nos casos de violência doméstica ou contra crianças e adolescente; morte e desaparecimento de pessoa; estupro, sequestro e cárcere privado; roubo ou extorsão e situação de flagrante.
“Caberá ao delegado decidir se o fato apresentado ou noticiado demanda imediata providência de polícia judiciária ou poderá ser postergado, sem eventual prejuízo para a prova”, afirmou o delegado geral de polícia, Ruy Ferraz Fontes. Em nota, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) informou que não haverá interrupção nos serviços prestados nas delegacias e demais equipamentos de atendimento emergencial na área de segurança.
O texto diz ainda que, seguindo orientação do Centro de Contingência do coronavírus, a pasta recomenda que a população evite a presença física nas unidades e ampliou a lista de crimes que podem ser registrados por meio da delegacia eletrônica. Segundo consta na portaria, a recomendação é de que os policiais civis orientem as pessoas que procurarem atendimento, na medida do possível, de fazer o procedimento pelo site www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br.
Lá, o cidadão pode registrar um BO eletrônico para os crimes de roubo ou furto de veículos; furto/perda e roubo de documentos, celular e outros objetos; injúria, calúnia e difamação; acidente de trânsito sem vítimas; desaparecimento e encontro de pessoas; entre outras ocorrências de baixa relevância.
SUSPENSÃO
O governador João Doria (PSDB) determinou ontem (20) a suspensão do atendimento presencial de todas as atividades e serviços públicos que não são considerados essenciais. Dentre eles, estão o Poupatempo e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).
A medida começa a valer a partir de hoje (21). “As pessoas não devem ficar preocupadas. O atendimento à população será normal, por serviços online, inclusive com plantões. Não será interrompido, apenas deixará de ser presencial. Teremos estrutura para o atendimento correto, sereno e prestativo à população”, disse o tucano.
Para compensar, o cidadão terá mais de 40 serviços digitais, realizados por meio dos portais dos órgãos, que podem ser solicitados sem sair de casa, com a mesma qualidade, totalmente online, pelo computador ou celular. As defesas de multas e indicação de condutores deverão ser realizados online pelo portal do Detran ou Correios. Já os recursos de suspensão, cassação, para quem foi notificado, serão prorrogados por 30 dias.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.