JOVEM PAN PENÁPOLIS

Delegado alerta população para golpes praticados por estelionatários na cidade

Polícia

Nos últimos meses, criminosos tem feito vítimas virtualmente, por telefone ou indo até a casa delas

Delegado Jovair Marcos Gruppo fez uma série de alertas para não cair em golpes

Delegado Jovair Marcos Gruppo fez uma série de alertas para não cair em golpes. Foto: Arquivo/JI

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Com o aumento de golpes por meio de aplicativos de mensagens ou pelas redes sociais, autoridades policiais tem se preocupado em orientar a população para que haja um maior cuidado com abordagens virtuais, presenciais ou por ligação, ainda que partam de perfis de pessoas conhecidas.

Em entrevista ontem (30) as rádios Ativa FM (93,5) e Difusora FM (88,3), o delegado titular do município, Jovair Marcos Gruppo, fez uma série de alertas, justamente pela quantidade preocupante de casos de golpes aplicados nos últimos meses no município.

Segundo ele, todo dia uma ocorrência é registrada na Polícia Civil. “Na última sexta-feira (26), foram quatro casos que chegaram ao nosso conhecimento por meio das vítimas. Por isso, é importante que, em nenhum momento, a pessoa forneça seu cartão bancário, senha ou qualquer dado pessoal e não faça nenhum depósito ou PIX”, explicou.

Dentre os golpes registrados na cidade, Gruppo elencou alguns mais frequentes, entre eles, o da compra e venda de veículos seminovos em sites. A ação consiste no criminoso enganar duas pessoas utilizando argumentos diferentes, um para cada vítima, onde a grande jogada é que ele pretende que uma não converse com a outra sobre o meio de pagamento e o valor a ser tratado.

O estelionatário busca em um site de vendas de veículos um carro, moto ou caminhão que lhe chame a atenção. A partir daí, começa a conversar com o proprietário que, sem perceber, se torna a primeira vítima. O golpista começa a perguntar detalhes do veículo e, então, faz um anúncio num site de vendas como se fosse o próprio dono.

Ainda conforme o delegado, há também inúmeros casos em que os criminosos, igualmente com perfis pelo aplicativo Whatsapp ou Facebook, se passam por representantes de bancos, operadoras de cartão e redes de lojas, entrando em contato com as vítimas para questionar se tenham feito alguma compra e, em caso negativo, dizem que o cartão foi clonado.

“Prestem atenção: não façam empréstimos, pagamentos, envie senhas e dados pessoais e fotos para contato de quem você não tem certeza que seja a pessoa que está por trás do perfil ou da ligação”, advertiu. Gruppo ressaltou que outro golpe é o do “veículo quebrado na estrada”. “Ele entra em contato com uma pessoa, se passando por familiar, dizendo que está com o carro danificado no meio da estrada e que precisa que seja depositado qualquer quantia em uma conta. A vítima acaba fazendo isso e, quando percebe, é tarde demais”, destacou.


NUDES

O delegado também lembrou que outros tem sido frequentes na cidade, como do falso prêmio de operadora de telefonia, falso empréstimo e o do “falso nudes”, onde criminosos abordam homens comprometidos, enviando mensagens “picantes” e sugerindo a troca de fotos íntimas.

Para isso, eles criam perfis fakes nas redes sociais, utilizando-se de fotos de belas mulheres, enviando-as para às vítimas e pedindo a elas que encaminhem fotos íntimas suas também, o que acaba ocorrendo. Quando isso acontece, o criminoso passa a exigir valores em dinheiro para não enviar aquelas imagens para a esposa, familiares e amigos da vítima.

Em outras situações, ele interpreta o “pai da jovem do perfil”, dizendo que ela é adolescente e que, caso não pague o valor, publicará a foto dele nas redes sociais como um pedófilo ou de um delegado, a maioria das vezes de Porto Alegre (RS), informando que uma investigação será feita mas, para que isso não ocorra, a vítima deva tentar entrar em um acordo com a família da suposta garota. “Procure saber quem é. Veja se tem algum amigo em comum e se, frequentemente, posta alguma interação social. Se pedir dinheiro, desconfie. Jamais deposite ou transfira”, alertou.


CUIDADOS

Para Gruppo, alguns cuidados podem ser a garantia de proteção contra este crime, evitando transtornos e, em quase todos os casos, prejuízos que chegam a grandes quantias em dinheiro. “Um amigo ou parente lhe pediria dinheiro emprestado pelo whatsapp? Ainda que fizesse, você não cogitaria ligar e certificar-se de que a informação é verdadeira? Desta forma, não tome nenhuma decisão precipitada e nem transfira dinheiro antes de falar pessoalmente com a pessoa que está pedindo qualquer quantia”, orientou.

Outra dica importante é com relação aos dados expostos em redes sociais. “Preserve as informações, fotos com parentes e amigos. Avalie se há a necessidade e o que deve ficar público, pois esta exposição é a fonte de alimentação dos criminosos para criarem perfis falsos com estas imagens”, disse. Com relação a pedidos de informações pessoas, a orientação segue a mesma linha.

“Recebeu um SMS ou ligação pedindo senha ou dados de identificação de número não conhecido? Não forneça nada. Você cederia essas informações se algum desconhecido lhe pedisse na rua?”. O delegado ainda completou que grande parte dos golpes acontece com a colaboração, ainda que involuntária, das próprias vítimas. “Os criminosos só conseguem atingir o objetivo porque a vítima colabora. Não facilite e sempre desconfie de contatos cujo assunto seja dinheiro emprestado, uma compra indevida ou qualquer assunto de repercussão financeira”, finalizou.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.