JOVEM PAN PENÁPOLIS

Delegados alertam para aumento de golpes aplicados na cidade

Polícia

Assunto foi discutido durante reunião do Conseg na manhã de ontem (28)

Durante a reunião, delegados expuseram os golpes aplicados na cidade

Durante a reunião, delegados expuseram os golpes aplicados na cidade. Foto: Ivan Ambrósio

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

O aumento de vítimas de golpes aplicados pela internet, redes sociais – Facebook e Instagram –, além de ligações, foi o assunto principal da reunião mensal do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Penápolis na manhã de quarta-feira (28), na sede da delegacia do município. Na oportunidade, os delegados Jovair Marcos Gruppo e Thales Eduardo Anhesini relataram quais os crimes mais praticados nos últimos tempos.

O encontro ainda contou com a presença dos membros do conselho, do capitão da Polícia Militar, Fernando da Cunha Bachiega, e do delegado assistente e diretor da cadeia local, Eugênio Pedro Bibiano Timóteo dos Santos. Gruppo comentou que, dentre os golpes mais aplicados na cidade, está o do famoso bilhete premiado. “Infelizmente, muitos acabam se tornando vítimas, mesmo sabendo da forma como ele é praticado”, disse.

Além dele, o do “veículo quebrado na estrada” é outro usado pelos criminosos. “O golpista entra em contato com uma pessoa, se passando por familiar, dizendo que está com o veículo danificado no meio da estrada e que, por isso, precisa que seja depositado qualquer quantia em uma conta. A vítima acaba fazendo isso e, quando percebe, é tarde demais”, destacou.

Gruppo ainda elencou outros que vem ocorrendo na cidade, como do falso prêmio de operadora de telefonia; do cartão bancário; venda de veículos em sites; falsa doação de móveis; clonagem do whatsapp; falso empréstimo, entre outros. “Os criminosos tem se aproveitado disso, tendo como alvo, principalmente, idosos. Eles começam conversando, ganhando a confiança e, a partir daí, inicia-se o golpe”, ressaltou.


DICAS

Anhesini aproveitou a oportunidade e trouxe algumas dicas de prevenção. “Sempre desconfie quando receber alguma ligação ou mensagem dizendo que foi contemplado com algum valor em dinheiro mas que, para recebe-lo, precisará depositar certa quantia. Jamais se paga para poder ter o prêmio. Se isso acontecer, encerre a ligação imediatamente”, orientou.

Ele ainda frisou que, nos golpes praticados pela internet, especialmente o da “clonagem do whatsapp”, onde solicitam dinheiro para os contatos, é importante que as pessoas façam a verificação em duas etapas no aplicativo. “Para isso, basta acessar as configurações e, em poucos segundos, fazer o procedimento, que trará segurança, evitando com que os golpistas tenham acesso a seus dados”, observou.


NUDES

O delegado lembrou que outro crime ocorrido com frequência é o do “falso nudes”, onde os criminosos abordam homens comprometidos, enviando mensagens “picantes” e sugerindo a troca de fotos íntimas. Para isso, eles criam perfis fakes nas redes sociais, utilizando-se de fotos de belas mulheres, enviando-as para às vítimas e pedindo a elas que encaminhem fotos íntimas suas também, o que acaba ocorrendo.

Quando isso acontece, o criminoso passa a exigir valores em dinheiro para não enviar aquelas imagens para a esposa, familiares e amigos da vítima. Em outras situações, ele interpreta o “pai da jovem do perfil”, dizendo que ela é adolescente e que, caso não pague o valor, publicará a foto dele nas redes sociais como um pedófilo.

“Procure saber quem é a pessoa. Veja se ela tem algum amigo em comum e se costuma postar alguma interação social. Se ela pedir dinheiro, desconfie, pois é golpe. Jamais deposite ou transfira dinheiro”, destacou.


MONITORAMENTO

Ainda durante a reunião, outros assuntos foram discutidos, entre eles, o ofício respondido pela secretaria municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana sobre as mudanças ocorridas nos semáforos dos cruzamentos da rua Giácomo Paro com a avenida Bento da Cruz; Amazonas com a Mato Grosso e Olsen com a Augusto Pereira de Moraes.

Neste novo sistema, ao transitar pela via, o sinal verde abre simultaneamente nos sentidos centro-bairro e vice versa. Por fim, os membros conversaram sobre o andamento do projeto para instalação de câmeras de monitoramento em alguns pontos da cidade.

A ideia inicial é colocar os equipamentos nas principais entradas da cidade e na área central, onde há maior movimento de pessoas e veículos. Caso haja a implantação das câmeras, o monitoramento seria feito por policiais em dia de folga, por meio da Atividade Delegada ou Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar).



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.