Deputados pedem cassação de mandato de parlamentar acusado de transfobia
Política
Atitude do deputado foi criticada nas redes sociais e no Congresso, sendo acusado de transfobia
Da Redação 09/03/2023Deputados federais do PSOL, PDT e PSB protocolaram uma representação nesta quarta-feira (8), pedindo a cassação do mandato do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por suposta transfobia durante um discurso no plenário da Câmara no Dia Internacional da Mulher. O documento solicita que seja instaurado um processo disciplinar no Conselho de Ética da Casa e que Ferreira seja punido com a cassação após a análise.
A bancada do PSOL e os deputados André Figueiredo (PDT-CE) e Túlio Gadelha (Rede-PE), as deputadas Duda Salabert (PDT-MG) e Tabata Amaral (PSB-SP) e o presidente do PSB, Carlos Siqueira, também assinam o pedido. Durante o discurso, o deputado usou uma peruca e se autodeclarou uma mulher transexual, afirmando ter “lugar de fala” no Dia Internacional da Mulher. Ele também disse que as mulheres estavam “perdendo espaço para homens que se sentem mulheres”.
A atitude do deputado foi criticada nas redes sociais e no Congresso, sendo acusado de transfobia. Arthur Lira, presidente da Câmara, publicou uma nota em suas redes sociais condenando a atitude do parlamentar e afirmando que o plenário não é “palco para exibicionismo”. (*) Com informações da CNN
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.