BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

DER retoma pesagem de caminhões em caráter educativo nas rodovias

Cidade

Fiscalização de peso sem aplicação de multas visa alertar motoristas e empresas sobre retomada

Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) é um dos locais que possui pontos de pesagem

Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) é um dos locais que possui pontos de pesagem. Foto: Arquivo/JI

JOVEM PAN PENÁPOLIS

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, retomou ontem (26) a verificação de peso dos caminhões nas rodovias estaduais paulistas em caráter educativo.

Durante uma semana, não haverá aplicação de multas na pesagem. Só a partir de terça-feira (3), a fiscalização será efetiva, ou seja, já com cobrança de taxas por eventual excesso de peso. Estarão em operação 45 postos de pesagem fixos, 11 volantes e 10 IPNAs (Instrumentos de Pesagem não Automáticos).

A fiscalização de peso nos postos fixos normalmente é realizada 24 horas por dia e, nos volantes e INPA, diuturnamente. A localização está disponível no site do DER e, durante pesquisa, é possível notar que, na rodovia Marechal Rondon (SP-300), nos quilômetros 514 (Coroados/Birigui) e 632 (Andradina/Araçatuba), há dois postos móveis.

Já na Assis Chateaubriand (SP-425), os locais são os kms 251 (Barbosa/José Bonifácio) e 284 (Penápolis/Braúna). O departamento orienta que evitar excesso de peso de caminhões é uma questão vital de segurança. Veículos nesta situação causam maior desgaste nas estradas e, consequentemente, aumenta os riscos de acidentes com outros veículos, sobretudo os leves.


COVID-19

Nesta retomada da verificação de peso dos caminhões, o DER determina que medidas especiais, com base nas recomendações do Ministério da Saúda e da OMS (Organização Mundial da Saúde), sejam tomadas durante as atividades nos postos de pesagem. Os funcionários deverão utilizar máscaras, luvas e álcool gel para higienização das mãos.

Eles também receberam treinamento para que seja adotado o distanciamento adequado entre os agentes e os usuários. Os motoristas também serão conscientizados sobre a importância na adoção das medidas preventivas para a contenção da transmissão do vírus e da importância em seguir a legislação sobre não exceder o peso e dimensões previstas no CTB (Código de Transito Brasileiro) e as regulamentações do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

O excesso de peso gera desgaste precoce no pavimento asfáltico das rodovias e ainda tira a estabilidade de tráfego dos caminhões em curvas, aclives ou declives. Assim, a fiscalização de peso coage os usuários a respeitarem a lei, garantindo melhores condições de segurança viária e melhor conservação da malha viária.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.