Desafio da Leitura aproxima alunos das escolas municipais durante isolamento
Educação
Atividade começou como uma brincadeira entre estudantes e professores das unidades
Da Redação 08/04/2020Alunos e professores das escolas municipais estão há cerca de 20 dias em suas casas, cumprindo as medidas de isolamento social para conter a transmissão do novo coronavírus. Neste período, as redes sociais têm sido uma ferramenta importante de contato entre eles, amenizando a saudade entre os amigos e propondo atividades pedagógicas.
Uma das iniciativas que tem agradado as crianças neste período de isolamento é o “Desafio da Leitura”, quando elas postam em suas redes sociais e da escola, um vídeo falando sobre os livros que estão lendo durante a quarentena e desafiam outros amigos de sala de aula a fazerem o mesmo.
Para a secretária municipal de Educação, Neide Ferlin Assami, a atividade começou como uma brincadeira entre alunos e professores e se tornou numa prazerosa corrente de leitura. “A cada dia mais crianças estão entrando na brincadeira e aceitando o desafio da leitura, envolvendo também seus pais e familiares”, comentou.
VÍDEOS
Para quem quiser conferir alguns vídeos dos alunos e saber o que as crianças estão lendo durante esse período de isolamento, basta acessar o perfil das escolas nas redes sociais. Alguns podem ser encontrados no Facebook das escolas Emef Marilena Cipriano Pereiria, Emefs Casa da Amizade, Armelindo Artiolli, Montaha Gibara Ayub, entre outras.
Além de fazer indicações de leitura e desafiar os demais colegas, as crianças ainda aproveitam para reforçar as medidas de isolamento e higiene e falar sobre a saudade que sentem dos amigos, dos professores, das merendeiras, de todos os funcionários da escola e também das aulas.
INICIATIVA
Segundo informou a coordenadora pedagógica geral do Ensino Fundamental, a professora Evelyn Lemes Serafim Friolli, a iniciativa partiu dos próprios alunos e professores como uma maneira de diminuir a saudade durante o isolamento.
“A ideia foi muito bem aceita pela comunidade escolar e acabou expandindo para diversas escolas municipais que entraram no Desafio da Leitura”, comentou. Para a coordenadora pedagógica, além de ser um meio de comunicação entre os alunos, o desafio incentiva a leitura em casa e também envolve os familiares no processo de aprendizagem das crianças, tornando esse período de isolamento mais divertido e educativo. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.