Desassoreamento de lagoa do parque só em 2020
Cidade
Adiamento será em razão do grande número de obras em andamento neste final de ano
Carlos Netto 18/10/2019A Administração municipal iniciou ontem (17) o processo de enchimento do lago localizado no Parque Maria Chica, região do terminal rodoviário, e que estava chamando a atenção por estar seco e gerar reclamações das pessoas que usam o local para caminhadas.
A informação foi do prefeito Célio de Oliveira (sem partido), que garantiu ser essa a forma encontrada para evitar o cheiro desagradável e insuportável, gerado por barro podre, e por outros dejetos em decomposição localizados no fundo do lago. A situação estaria deixando um dos cartões postais da cidade sem atrativo algum.
Com essa decisão, os serviços de desassoreamento previstos para este ano foram transferidos para 2020, quando estiverem terminadas as obras da marginal Santa Leonor, que recebe retoques finais para inauguração no aniversário de Penápolis (dia 25).
O prefeito explicou que o desassoreamento ficará para uma segunda etapa, em 2020, por conta das muitas obras em andamento, tocadas pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) em parceria com a Secretarias de Obras e Serviços, e de Agricultura do município.
“Conversei com o Batata (Edson Bilche Girotto) do Daep e vimos que não daria tempo de fazer isso (desassorear) agora. Vai ficar mesmo para o ano que vem”, explicou o prefeito.
Célio adiantou que esse serviço será executado após as reformas no sistema de iluminação e da pista de caminhada, que estavam previstas para esse ano.
“Como eu tinha anunciado, Santa Leonor é o primeiro, que já está acabando, e vamos inaugurar dia 25. Depois, no ano que vem, o parque Maria Chica”, frisou.
EQUIPES
O prefeito explicou que esse serviço, que deve demorar cerca de três dias, é executado pela administração municipal, através das secretarias de Obras e Serviços, de Agricultura, e do Daep, o que reforça uma ação conjunta no sentido de agilizar o mais rápido possível o enchimento completo do lago, que voltará ao normal e evitará, assim, o cheiro desagradável dos últimos dias.
A água usada nesse trabalho é captada do córrego Maria Chica, através de uma barragem, que facilita a ação desenvolvida pelas equipes das secretarias municipais e do departamento de água.
Ao encher o lago, a Prefeitura aborta o cronograma anterior, que previa com o lago seco, o desassoreamento e a revitalização do Parque Maria Chica. Agora, o projeto será desenvolvido no início do próximo ano.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.