Desassoreamento do córrego Santa Leonor finalizado após duas estapas
Cidade
Trabalho foi necessário para garantir que o córrego funcione como um tipo de reservatório
Da Redação 23/07/2019As equipes da Secretaria de Obras e da Secretaria de Agricultura da Prefeitura, Departamento de Água e Esgoto de Penápolis (Daep) e Consórcio Ribeirão Lajeado, concluíram o trabalho de desassoreamento do córrego Santa Leonor, serviço que havia sido dividido em duas etapas, com as devidas licenças ambientais da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Na primeira delas aconteceu a retirada de sedimentos do leito na lagoa entre a avenida Alayde Ferraz de Almeida e a rua José Ferreira Leite. Num segundo e último momento, foi a vez da lagoa delimitada entre a rua José Ferreira Leite e a rua Armando Silva.
Foram retirados 400 caminhões de sedimentos do fundo da calha do Santa Leonor, utilizando-se 20 caminhões. Pelos cálculos, os detritos que estavam acumulados passam dos 6 mil metros cúbicos.
O trabalho de desassoreamento foi necessário para garantir que o córrego funcione como um tipo de reservatório, onde em dias de chuvas mais intensas, as águas sejam contidas para evitar inundações no trecho, e especialmente, na região do Terminal Rodoviário.
Com as obras efetuadas, foi possível ampliar a profundidade do leito, que corta o centro da cidade.
O material retirado do leito do córrego será removido para local adequado, sendo que uma grande parte dele será aproveitada para nivelamento de terrenos da própria prefeitura, próximos ao Parque Santa Leonor, e possivelmente de particulares, após acordos com proprietários.
CAMINHADA
Ainda como parte do processo de revitalização do Parque Santa Leonor, a Prefeitura de Penápolis está promovendo a construção da nova pista de caminhada, com assentamento de piso intertravado.
Serão 3.300 metros quadrados de piso novo, percorrendo todo o entorno das lagoas, com o serviço de instalação feito por empresa contratada via licitação pública.
Essa nova pista de caminhada recebe um investimento de R$ 332 mil, através de convênio com o Ministério das Cidades, com contrapartida da Prefeitura.
Os recursos foram obtidos através de emenda do deputado federal Paulinho da Força, com apoio do sindicalista Cristiano Alves. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.