JOVEM PAN PENÁPOLIS

Descarte de perfuro cortantes de forma incorreta apresenta risco de saúde aos cooperados da Corpe

Cidade

Agulhas, seringas e outros objetos perfuro cortantes devem ser descartados de maneira segura e específica

A contaminação e o risco de ferimentos tornam esses resíduos extremamente perigosos quando misturados ao material reciclável

A contaminação e o risco de ferimentos tornam esses resíduos extremamente perigosos quando misturados ao material reciclável. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Cooperativa dos Recicladores de Penápolis (Corpe) identificou o descarte inadequado de agulhas e seringas, misturados ao material reciclável comum.

O material, que representa um risco significativo à saúde dos recicladores, foi erroneamente destinado à Corpe, colocando em perigo a integridade física dos cooperados. A contaminação e o risco de ferimentos tornam esses resíduos extremamente perigosos quando misturados ao material reciclável.

É crucial ressaltar que agulhas, seringas e outros objetos perfuro cortantes devem ser descartados de maneira segura e específica. Os laboratórios, clínicas, farmácias e consultórios têm a responsabilidade de adotar medidas adequadas para evitar a exposição de trabalhadores e a contaminação do meio ambiente.

O Daep (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental de Penápolis), oferece um sistema de coleta seguro desses materiais por meio das caixas descarpak. A equipe especializada do Daep é treinada para recolher esses itens de maneira apropriada, garantindo a segurança e a saúde dos envolvidos.

Para garantir a correta destinação desses materiais, os estabelecimentos, como laboratórios, clínicas, farmácias e consultórios, devem se cadastrar junto ao Daep. Essa iniciativa visa evitar o descarte inadequado, proporcionando a coleta segura e apropriada desses resíduos.

O correto gerenciamento desses materiais é fundamental para a segurança dos trabalhadores envolvidos no processo de reciclagem e para a preservação do meio ambiente. A conscientização e a colaboração de todos são essenciais para garantir que esses materiais perigosos não prejudiquem a saúde dos cooperados da Corpe e nem comprometam a qualidade do material reciclável.

O Daep ressalta a importância da responsabilidade compartilhada na gestão adequada desses resíduos e está à disposição para esclarecer dúvidas, receber cadastros e promover a correta coleta e descarte desses materiais. (*) Com informações da A/I Daep



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.