Desenvolvimento Social entrega kits às gestantes atendidas nos Cras
Cidade
Iniciativa consiste na concessão de um kit natalidade às participantes
Da Redação 19/12/2021A secretaria de Desenvolvimento Social realizou o lançamento do projeto “Enxoval do Bem: um penapolense feliz” na última quinta-feira (9). A ação contou com a presença do prefeito Caique Rossi, do vereador Isanoel Ditinho e do titular da pasta, Pedro Luís Menti Sanchez, além das famílias beneficiárias.
A iniciativa consiste na concessão de um kit natalidade como uma das modalidades de benefício eventual, de acordo com a lei municipal 2.520, aprovada em agosto. A entrega concluiu as atividades do grupo de gestantes neste ano. O prefeito Caíque Rossi destacou que o programa é uma ação inédita no município.
“Ele beneficiará todas as mamães que se encontram em situações vulneráveis e estão cadastradas no Cras. A doação de um kit, com banheira, fraldas, lenço umedecido, pomada anti assadura, roupinha, sabonete líquido, cobertor, malinha e outros itens, fará com que as nossas mamães e os nossos novos bebês, sejam acolhidos com humanização e muito amor”, afirmou.
Sanchez explicou que o Enxoval do Bem beneficia gestantes em acompanhamento pelas unidades sociassistenciais. “Durante todo o ano, os Cras do Jardim Eldorado e Planalto desenvolvem ações para o grupo de gestantes. As participantes são cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais e são acompanhadas durante a gestação”, contou.
O secretário ainda acrescentou que os grupos de gestantes existem para fortalecer os vínculos familiares desde o útero materno, já que os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento integral dos bebês. A formação dos grupos, que funcionam nos Cras, visa preparar as futuras mamães para o nascimento de seus filhos. As gestantes vêm sendo acompanhadas nos últimos meses, em encontros frequentes para a troca de experiências e conhecimento.
Durante este período, as gestantes participam de diversas atividades, como palestras com profissionais da saúde, confecção de artesanato, orientações sobre amamentação e cuidados com o bebê, entre outros. Por essas ações do Cras, as mães se preparem para a maternidade, tirando todas as dúvidas, conhecendo as mudanças de seu próprio corpo, os cuidados com os bebês. Além disso, o grupo é uma forma de sociabilização, de convivência entre a comunidade. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.