COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Desenvolvimento Social recebe abafadores de ruído para autistas

Cidade

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista podem apresentar maior sensibilidade e desconforto diante de determinados sons e barulhos

Equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social exibe os abafadores de ruído que serão destinados aos autistas

Equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social exibe os abafadores de ruído que serão destinados aos autistas. Foto: Imagem/PMP

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social recebeu na última sexta-feira, 21, a entrega de abafadores de ruído que serão destinados às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), de forma gratuita.

Sendo assim, as pessoas com autismo que precisam utilizar o abafador podem retirá-lo em uma das unidades do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS (Eldorado e Planalto), com a apresentação do laudo médico indicando sua utilização.

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista podem apresentar maior sensibilidade e desconforto diante de determinados sons e barulhos. Por isso, os fones antirruído ou abafadores de ruído, são considerados ferramentas que contribuem para o conforto e a qualidade de vida dos portadores dessa condição.

A Secretaria de Desenvolvimento Social também é responsável pela emissão gratuita da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e entrega do cordão de girassol (ou cordão do autista) como facilitador da identificação de pessoas com deficiências não visíveis.


LAUDO MÉDICO

Para ter acesso gratuito ao abafador de ruído, a pessoa autista ou o familiar (em caso de menores de idade) deve apresentar um laudo médico indicando/prescrevendo o uso do equipamento.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez, explica que nem toda pessoa com autismo necessita de uso de abafadores. Em alguns casos, esse equipamento pode gerar mais desconforto do que benefício à pessoa.

“Por isso, a entrega dos abafadores de ruído só será feita mediante a apresentação do laudo médico, atestando a necessidade de sua utilização pelo paciente”, frisou o secretário.

Na maioria dos casos, os abafadores de ruído ajudam a reduzir a quantidade de estímulos sonoros que alcançam os ouvidos, diminuindo assim a sobrecarga sensorial e proporcionando um ambiente mais calmo e controlado para as pessoas com TEA.


SERVIÇO

CRAS “Yone Lacava Pereira” - Planalto

Endereço: Rua Manoel Foz, 515 - Vila Aparecida

Telefone: (18) 3653-4893


CRAS “Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim” – Eldorado

Endereço: Rua Manoel Arroio Valero, n° 201, Jardim Morada do Sol

Telefone: (18) 3653-7291

(*) Com informações da Prefeitura



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.