AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Destaque: professor da Funepe tem artigo publicado em revista internacional

Educação

Participação ficou por conta da escrita e discussão de dados relacionados a projeto de pesquisa

Professor doutor Fernando Fabrizzi leva nome da Funepe em publicação internacional

Professor doutor Fernando Fabrizzi leva nome da Funepe em publicação internacional. Foto: Divulgação

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Membro do corpo docente nos cursos de Educação Física, Enfermagem e Medicina, o professor doutor Fernando Fabrizzi, da Fafipe (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis), mantida pela Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), ganhou destaque em artigo científico publicado em um dos periódicos mais importantes do cenário mundial.

A participação dele ficou por conta da escrita e discussão de dados relacionados ao projeto de pesquisa da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), sob a gestão do doutorando Étore De Favari Signini que, após junção de todo material, gerou o artigo “Integrative perspective of the healthy aging process considering the metabolome, cardiac autonomic modulation and cardiorespiratory fitness evaluated in age groups” (“Perspectiva integrativa do processo de envelhecimento saudável considerando o metaboloma, modulação autonômica cardíaca e aptidão cardiorrespiratória avaliados em faixas etárias”).

A pesquisa em que Fernando esteve presente contou com a parceria entre os departamentos de química e fisioterapia da Ufscar. O artigo aborda envelhecimento saudável, que sempre esteve no centro das buscas fundamentais da humanidade.

‘‘Sabemos que o processo de envelhecimento provoca alterações em todos os níveis do nosso organismo. As mudanças no metabolismo, nas variações cardíacas e respiratória sempre foram muito estudadas pela ciência. Entretanto, estudar o metabolismo, a regulação cardíaca e respiratória em grupos de pessoas com idades diferentes, de 20 a 29, 30 a 39, 40 a 49, 50 a 59 e 60 a 70 anos em um mesmo trabalho científico nunca tinha sido realizado no mundo’’, explicou.

“Gostaria de agradecer o convite para participar da discussão dos dados que envolvem o metabolismo, o qual corresponde à minha área de atuação profissional”, indicou o professor. O periódico em que o artigo foi publicado está na lista dos cinco mais citados do mundo, com mais de 696.000 citações em 2021, tendo como crivo a mesma revisão rigorosa realizada pelo portfólio da revista Nature, a qual faz parte.

“Participar desse projeto e contar com meu nome e o da Funepe em uma das maiores revistas científicas do mundo é de grande valia”, contou Fernando. O professor segue com novas produções e artigos e espera contar novamente com publicações grandiosas como esta. O artigo completo pode ser acessado por este link: www.nature.com/articles/s41598-022-25747-5. (*) Com informações da A/I da Funepe



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.