ELDORADO SUPERMERCADO

Detentos provocam tumulto na Penitenciária de Avanhandava

Região

Consta que 96 detentos da unidade estariam envolvidos na movimentação

Tumulto teve início quando alguns sentenciados de um pavilhão se recusaram a retornar para as celas

Tumulto teve início quando alguns sentenciados de um pavilhão se recusaram a retornar para as celas. Foto: Reprodução/Internet

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Detentos da Penitenciária de Avanhandava (SP), provocaram um tumulto na última sexta-feira (20). A unidade prisional fica às margens da rodovia Marechal Rondon (SP 300), naquele município. O incidente chegou a ser registrado no plantão policial em Penápolis.

Consta que 96 detentos da unidade estariam envolvidos na movimentação. Funcionários disseram que, ao retirar os presos do setor 7 da cela, dois saíram para servir as refeições aos demais, quando outros dois também deixaram o espaço, alegando que fariam a limpeza.

Eles, ao serem informados que o procedimento não estava autorizado naquele horário e que deveriam voltar para a cela, não obedeceram, prosseguindo com a faxina. Neste momento, os agentes disseram que seriam encaminhados para o pavilhão disciplinar e passaram a algemá-los, quando outro detento iniciou o tumulto.

Ainda segundo o BO, outros detentos conseguiram abrir as portas e saíram ao pátio com cabos de vassouras nas mãos.
A Secretaria de Assuntos Penitenciários, a SAP, informou que homens do GIR (Grupo de Intervenção Rápida) da própria unidade restabeleceram a ordem no pátio.

A nota divulgada à imprensa afirmou que “os presos identificados como líderes do movimento foram levados ao pavilhão disciplinar e a penitenciária opera normalmente com ordem e segurança”.

A SAP reforçou que o tumulto se iniciou por volta das 17h40, quando alguns sentenciados de um pavilhão se recusaram a retornar para as celas. “Um deles incitou os demais a não se recolherem, desobedecendo à ordem dos agentes”, acrescentou.

A SAP negou também de que houvesse ocorrido fuga dos detentos, conforme começou a circular informações falsas em redes sociais na internet. Ninguém se feriu durante a movimentação.


Mensagens em grupos começaram a ser divulgadas sobre o motim, inclusive com a informação de possível fuga de detentos, o que não ocorreu. Ninguém se feriu. A unidade fica às margens da rodovia Marechal Rondon (SP-300). A penitenciária, inaugurada em 3 de junho de 2003, tem capacidade para 811 detentos, mas está com 1.181. (*) Com informações SAP



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.