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Dez anos depois, Prefeitura inaugura Centro do Professorado e nova sede administrativa

Política

Serviços atendem no mesmo prédio, localizado no bairro Jardim Morumbi

Obra começou há dez anos e ficou abandonada por mais de cinco

Obra começou há dez anos e ficou abandonada por mais de cinco. Foto: Aline Galcino/Hojemais Araçatuba

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A Prefeitura de Birigui inaugurou, nesta terça-feira (29), o Centro de Formação do Professor e Atendimento ao Aluno “Carmen Martinez Rodrigues”, o novo Centro Administrativo “Leonardo Sabioni” e a nova sede da secretaria municipal de Educação.

Esses serviços atendem no mesmo prédio, localizado na esquina das ruas Anhanguera e Roberto Antunes, no bairro Jardim Morumbi, cujo projeto inicial era abrigar apenas os serviços da Educação. As obras tiveram início em abril de 2010, mas ficaram paradas durante muitos anos.

De acordo com a Prefeitura, a cerimônia seguiu todas as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, com uso de máscara facial e álcool em gel. Participaram do ato o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB), o vice-prefeito Carlito Vendrame, vereadores, secretários e familiares de quatro pessoas homenageadas: Leonardo Sabioni, Carmem Martinez Rodrigues, Arlindo Cristovam e Irmãos Rinaldini – Antônio Mauro, Osmar Donizete ‘Vavá’ e Marcelo Valentim. Esses dois últimos dão nomes aos auditórios 1 e 2 do prédio.


OBRA

Segundo a secretaria municipal de Obras, o valor total do investimento no prédio, que ficou parado por pelo menos cinco anos, foi de R$ 9,1 milhões, sendo R$ 4,4 milhões de administrações passadas e R$ 4,7 milhões da gestão 2017/2020, por meio de financiamento da Caixa Econômica Federal.

O prédio conta com 4.605,69 metros quadrados de área construída, três pavimentos (térreo e dois andares), dois elevadores, 24 banheiros e dois auditórios (um para 172 pessoas e o outro para 72 pessoas).

“Esta era a maior obra estrutural inacabada na cidade. Nossa gestão fez os trâmites legais e retomou a obra. Este ato de entrega do prédio fica registrado na história de Birigui. Quem ganha é a população, que ganhará qualidade no atendimento e poderá utilizar esse grande espaço público. Além disso, vamos economizar aluguel, já que algumas secretarias irão se instalar neste prédio", comentou o prefeito.


TRANSFERÊNCIA

Segundo Salmeirão, por enquanto, já foram transferidos para o novo prédio o gabinete e a secretaria de Educação. No entanto, o projeto seria transferir os demais serviços do Paço, como o expediente e TI (Tecnologia de Informação), além das secretarias de Governo, Negócios Jurídicos, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e o setor de licitações.

Estava prevista, ainda, uma licitação para um quiosque de alimentos, que poderá vender salgados e sucos em um espaço apropriado dentro do prédio. O projeto da atual administração era reformar o prédio da praça James Mellor para abrigar um museu. No entanto, segundo Salmeirão, as decisões agora dependerão do prefeito eleito Leandro Maffeis (PSL). (*) Com informações do Hojemais Araçatuba e da A/I da Prefeitura



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