Dezessete cidades do DRS de Araçatuba registram mortes de pacientes com covid-19
Região
Em média, doença já matou mais que homicídios e acidentes de trânsito juntos; somente Nova Independência e Piacatu ainda não registraram positivos
Da Redação 26/06/2020Os 41 municípios da área de abrangência do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba (SP) somam nesta quinta-feira (25), 53 mortes de pacientes que tiveram diagnóstico positivo para coronavírus.
O levantamento é feito pelo Hojemais Araçatuba com base no balanço atualizado às 12h pelo governo do Estado. Esse mesmo levantamento aponta que apenas Nova Independência e Piacatu ainda não registraram casos de covid-19.
Gastão Vidigal, com oito mortes, e São João do Iracema, ficam na região de Araçatuba, mas estão ligadas ao DRS de São José do Rio Preto.
A primeira morte na área do DRS de Araçatuba de paciente com covid-19 foi registrada em Penápolis, em 3 de abril, tendo com vítima um empresário de 53 anos, que esteve em um cruzeiro.
Levando em consideração o período de três meses de abril a junho, nesta quinta-feira a média é de 17,6 óbitos por mês de pessoas com covid-19 na área do DRS de Araçatuba.
Como comparativo, nos primeiros cinco meses do ano, a região de Araçatuba, com 43 municípios, somou 69 mortes por homicídio e acidentes de trânsito.
Os dados de maio das mortes violentas e no trânsito foram divulgados nesta quinta-feira pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado. Dividindo os óbitos por cinco meses, a média é de 13,8 por mês.
MAIS MORTES
Se considerar que o município de Gastão Vidigal faz parte da região administrativa de Araçatuba, apesar de estar ligado ao DRS de Rio Preto, o número de mortes na região sobe para 61.
São João de Iracema também pertence ao DRS de Rio Preto, mas não contabiliza nenhuma morte. A cidade tem oito casos positivos de coronavírus.
MORTES
O boletim do governo do Estado aponta que 17 cidades da DRS de Araçatuba registraram mortes de pacientes que foram infectados pelo coronavírus. Araçatuba lidera a lista com 14 casos (não consta uma morte confirmada à tarde pela Secretaria Municipal de Saúde).
Em seguida vem Birigui, com 7 óbitos (pela Prefeitura já são 8); Mirandópolis (5); Andradina (4); Penápolis (4); Valparaíso (4); Pereira Barreto (3); Coroados (2); e Santo Antônio do Aracanguá (2). Outros oito municípios registram uma morte cada (confira no infográfico).
CASOS
Com relação aos casos, a área do DRS de Araçatuba soma 1.300 nesta quinta-feira e a cidade sede também lidera a lista, com 548, seguida de Birigui, com 185; Guararapes com 81; Valparaíso com 68; Mirandópolis com 56; e Andradina com 53. (*) Por Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.