“DIA D” de vacinação contra gripe será neste sábado
Saúde
Imunização será feita no pátio do Santuário São Francisco de Assis no horário das 08h às 13h, gratuitamente
Da Redação 08/05/2025
Vacinação conta a gripe é extremamente importante para minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicação decorrentes da doença. Foto: Reprodução/Internet
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penápolis informa que no próximo sábado, dia 10, será realizado o “Dia D” de Vacinação contra a Gripe. A imunização será feita no pátio do Santuário São Francisco de Assis no horário das 08h às 13h, gratuitamente.
Nesta primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza devem se vacinar as crianças de 6 meses a menores de 6 anos; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde e população em situação de rua.
Também estão inclusos no público prioritário desta primeira etapa os professores e trabalhadores das instituições de ensino básico e superior público ou privado.
Estão incluídas na campanha ainda as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças renais, cardíacas, hepáticas e respiratórias crônicas; diabetes; obesidade grave; transplantados; imunossuprimidos; portadores de trissomias.
Da mesma forma podem se vacinar profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
NÚMEROS
Atualmente a cobertura vacinal na cidade contra a gripe é baixa. A população alvo do município é de 18.345 pessoas, porém até o início deste mês haviam sido vacinadas apenas 3.234, o que corresponde a 13,62% do público alvo.
Vale ressaltar que a vacinação conta a gripe é extremamente importante para minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicação decorrentes da doença.
A vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. Trata-se de uma alternativa segura que reduz as internações e as mortes decorrentes das infecções pelo vírus influenza.
Também é importante lembrar que a vacinação reduz a sobrecarga dos serviços de saúde do SUS, tanto nos postinhos quanto no Pronto Socorro e Santa Casa. (*) Com nformações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.