Dia das Mães têm expectativa para um aumento nas vendas
Cidade
Para este sábado (8), as lojas funcionarão em horário especial em Penápolis, das 9h às 16h
Gilson Ramos 08/05/2021Considerada a segunda data sazonal mais importante para o varejo no ano, o Dia das Mães, comemorado neste domingo (9), deve alavancar as vendas. As expectativas são dos lojistas e dirigentes do comércio penapolense. Para este sábado (8), as lojas funcionarão em horário especial em Penápolis, das 9h às 16h.
Os lojistas estão otimistas e esperam crescer o volume de vendas no período comemorativo. A motivação para a data é de que o comércio se recupere dos prejuízos acumulados durante a pandemia. Com a retomada das atividades comerciais liberadas pelo Governo do Estado de São Paulo, os comerciantes esperam não mais serem impedidos de trabalhar.
O comércio local está preparado para receber os clientes com total segurança, seguindo rigorosamente os protocolos sanitários. Além da conscientização e colaboração de todos os empresários do segmento varejista, há um reforço na observação dessas medidas contra a covid-19 pelas entidades que representam a categoria. Todos deverão controlar o acesso ao interior da loja para evitar aglomerações, disponibilizar álcool em gel em vários pontos do estabelecimento para a higienização das mãos, e só será permitido o acesso mediante uso de máscara de proteção facial.
Para o empresário Edinaldo Teixeira dos Santos, o “Baiano”, proprietário das lojas SportLins com três unidades em Penápolis, não importa o valor do presente, o que vale mesmo é homenagear as mamães. O comerciante trabalha com linhas completas de calçados infantis e adultos, masculino e feminino, e completa linha esportiva.
“São muito boas as expectativas para o início da recuperação das vendas. O comerciante sempre tem que estar motivado, fé e esperança, sempre, e temos trabalhado para isso” - diz.
Baiano recorda os tempos difíceis com a pandemia, afetando diretamente o segmento varejista que ficou fechado por bom tempo. “Mas diante da nova situação, com flexibilização do Governo do Estado, nós estamos esperançosos. O mês de maio já começou com outros ares, as pessoas mais confiantes em retornar as atividades dentro das regras sanitárias. Estão conscientizadas quanto aos protocolos sanitários, o que as levam a saírem de casa saiam com segurança para efetuarem suas compras. E nós estamos sentindo isso no comércio”. Uma nova estação também contribui para a venda, conforme ele.
“Claro que dentro de uma realidade econômica mundial, com retração das atividades comerciais devido a pandemia, queda no consumo, nas vendas, uma retração em todos os setores. Vemos sinais de melhoras no comércio. Esperamos que continue assim, com aumento de vendas”.
No segmento de vestuário também há expectativas de melhoras nas vendas, a partir do Dia das Mães, é o que afirma a empresária Rose Betio, que tem duas lojas de roupas na cidade e que levam o seu nome.
De acordo com ela, as vendas são frutos da confiança que os clientes tem na relação com os comerciantes, que adotam os protocolos de segurança. “Vivemos todos tempos difíceis, com queda nas vendas, especialmente no segmento que atuo, que é o de roupas. Sem eventos sociais, as pessoas não precisam reformar o guarda-roupas. Porém não deixamos de renovar o nosso estoque, trazendo novidades, e utilizando de várias ferramentas para atender a nossa clientela” – conta.
Com a liberação das atividades do comércio numa data significativa em vendas, e ainda aproveitando a chegada de uma nova estação, Rose Betio acredita que será possível retomar o volume de vendas.
O presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Penápolis, João Fernandes, diz estar muito esperançosos para essa data especial. “Os comerciantes passaram por momentos delicados e a esperança é o que nos move para dias prósperos. Os desafios ainda são diários e com muita perseverança e cuidado vamos caminhando e transformando nosso comercio cada dia melhor”.
CAUTELA
Presidente do Sincomércio Penápolis, o também empresário do setor calçadista, Júlio Galinari, com suas lojas Galinari Calçados e Moda, está mais cauteloso nas expectativas de vendas, frente com pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), com a participação das principais CDLs do estado.
Segundo ele, após a saída do estado da Fase Emergencial do Plano São Paulo, os comerciantes relatam que a expectativa de um bom desempenho das vendas está ligada à flexibilização. O comércio vem de uma perda de cerca de 30% do faturamento durante o período de maior restrição.
“Ainda assim acreditamos num bom movimento em relação aos meses anteriores. Mas em relação aos Dias das Mães passados, acredito ser menor daqueles momentos em que tudo estava normal, sem a pandemia. Estimados de 15% a 20% a menos em comparação a tempos normais. Mas será um movimento acima daquele que vinhamos enfrentando, o que não deixa de ser bom” – destacou.
Galinari cita ainda a perda de renda do trabalhador, e o aumento em diversos produtos, sem falar naqueles que perderam empregos. “Com os estabelecimentos abertos e uma maior flexibilidade do horário de funcionamento, em comparação com o ano passado, as vendas devem crescer a partir de agora”.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.