Dia do Folclore tem atividades online nas escolas estaduais
Educação
Atividades foram com alunos das escolas abrangidas pela Diretoria Regional
Carlos Netto 20/08/2020Para lembrar o ‘Dia do Folclore’, celebrado internacionalmente - inclusive no Brasil - em 22 de agosto, a Diretoria de Ensino da Região de Penápolis está com atividades virtuais sobre o tema. Elas serão direcionadas para os alunos da rede estadual sob sua jurisdição, incluídos nos anos iniciais, fundamental, anos finais e médio.
Em relação às atividades propostas aos estudantes, todo trabalho é coordenado pela professora coordenadora do Núcleo Pedagógico (PCNC) de Educação Física, Juliana Cristina de Aquino Moretti, que orientou as atividades à distância com alunos de todas as escolas abrangidas pela Diretoria Regional.
Como o folclore brasileiro é um importante objeto de estudo nas ciências humanas, e sua importância é reforçada frequentemente nas escolas, sobretudo naquelas que trabalham com ensino infantil, a proposta foi assimilada de forma virtual em razão da pandemia, que suspendeu as aulas presenciais na rede.
Embora a data oficial seja no dia 22, o mês de agosto é dedicado inteiramente ao Folclore e se as aulas estivessem em andamento, dentro da normalidade, essas atividades seria desenvolvidas nas salas de aulas. Como as atividades são direcionadas aos alunos de forma online, a PCNC Juliana aproveitou para levar o Folclore de forma virtual.
“Pensando nas tradições, lançamos esse desafio com intuito de resgatar e valorizar esse tipo de manifestação do Folclore. O objetivo final é a construção de um mural com as fotos e vídeo, que serão divulgadas pelas redes sociais”, explicou.
Como as atividades foram liberadas com tempo suficiente para seu término, os alunos participantes deverão entregar (enviar) os trabalhos através de formulário até às 16h desta quinta-feira (20). Juliana lembrou que muitos alunos já enviaram suas atividades.
São brinquedos e brincadeiras, parlendas, cantigas, mito ou um artesanato, e todas as séries podem participar, pois se encaixam para todos. Nos anos iniciais os alunos foram incentivados para a construção do brinquedo, realização de brincadeiras e cantigas, enquanto no fundamental, os alunos poderão fazer o registro de mitos, lendas e artesanato.
Juliana lembrou que hoje, mesmo sendo o último dia para entrega das atividades, ainda dá tempo para quem ainda não fez. Ela disse que espera contar com a participação de todos, por se tratar de uma atividade bem interessante e estar relacionada com a cultura popular do país.
Os grandes folcloristas encarregam-se de registrar contos, lendas, anedotas, músicas, danças, vestuários, comidas típicas e tudo o mais que define a cultura popular. O dia foi criado, portanto, com o objetivo de garantir a preservação do acervo que forma o folclore brasileiro, incentivar os estudos na área e celebrar os elementos que fazem parte da cultura popular brasileira.
A proposta da atividade direcionada aos alunos da rede estadual, da Diretoria Regional de Ensino de Penápolis foi apresentada através do link www.youtube.com/watch?v=08D9OWdpLy4&feature=youtu.be.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.