Diálogo deve ser a opção da família durante o isolamento
Saúde
Para ela, é de extrema importância que a família continue com a rotina
Carlos Netto 05/04/2020Para a psicóloga Gabriela da Silva Santos, os brasileiros não estão preparados para passar por um confinamento como este, sendo necessário neste momento que o diálogo se faça presente no ambiente familiar, principalmente quando se trata de explicar o Covid-19 às crianças.
“Os pais se perguntam como driblar neste momento a ansiedade e ajudar os filhos a controlar os medos frente a pandemia. Outra questão é como fazer com que idosos permaneçam dentro de suas casas e respeitem o isolamento social”, observou.
Para ela, é de extrema importância que a família continue com a rotina, se organizem, mantenha um cronograma semanal ou diário, incluindo hora de estudos para as crianças. “Faça revisões de matérias, mesmo que sejam de anos anteriores, e reservem um momento para atividades físicas, jogos e brincadeiras em família”, orientou.
Todos devem orientar e buscar conhecimentos sobre vírus antigos através de conversas com os idosos, para desta forma ajudá-los a refletirem sobre a importância de seguir as orientações. Gabriela disse que esse é um momento delicado, quando as emoções ficam bagunçadas e as pessoas não conseguem decifrá-las, causando grande confusão mental.
“Busque o autoconhecimento, descobrir quem é você e seus gostos reais, sem a influência do mundo externo, e principalmente sua família, dando atenção às pessoas que moram com você”, disse a psicóloga. Segundo ela, esse é o momento para fortalecer os vínculos familiares e criar atividades, montar álbuns de fotos, caixas de lembranças junto com seus familiares.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.