JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Diretoria de Ensino desenvolve ações para aplicação do Saresp nas escolas

Educação

Ao todo, 1.894 estudantes farão as provas, que acontecerá entre novembro e dezembro

Diretoria de Ensino tem feito um trabalho intensivo de preparação com as equipes

Diretoria de Ensino tem feito um trabalho intensivo de preparação com as equipes. Foto: Divulgação

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

A Diretoria de Ensino de Penápolis tem desenvolvido um trabalho intensivo nas unidades escolares, com o objetivo de preparar as equipes gestoras, como coordenadores e professores, além dos alunos, para as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que acontecerão entre novembro e dezembro.

Ao todo, participarão 1.894 alunos matriculados nas unidades atendidas pelo órgão, sendo 144 dos anos iniciais (5º) e 1.034 dos finais do ensino fundamental e 746 do médio (3º). De acordo com o dirigente de ensino local, Lucinei Aparecido Euzébio, cada equipe escolar participa dos encontros, onde são passadas informações e resultados das avaliações anteriores.

“Estamos orientando - conforme a situação de cada unidade - em quais índices deverão ser melhorados nesta edição. Ainda no encontro, as equipes gestoras apresentam um plano de ação que é desenvolvido com os estudantes”, disse. Além dos professores, as reuniões também são feitas com os pais ou responsáveis pelos estudantes.

“Nosso principal objetivo é conscientizá-los da importância dos filhos irem bem nas questões”, reforçou. A supervisora de ensino Angélica Aparecida Lima reforçou que, além dos encontros, os alunos estão realizando simulados intensivos.

“É um trabalho coletivo, onde os professores são orientados e recebem técnicas de como colocar na rotina dos conteúdos aplicados em sala de aula para prepará-los e, assim, obterem bons resultados e, principalmente, entenderem o formato das provas”, destacou.


DIAGNÓSTICO

O Saresp é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Nele, os alunos têm seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e redação. Os resultados são utilizados para orientar as ações da pasta e também integram o cálculo do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo).



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.