JOVEM PAN PENÁPOLIS

Dirigente explica mudanças na rede estadual de ensino com novo projeto

Educação

Inova Educação entra em vigor com mudanças na grade, tempos escolares e novas disciplinas

Dirigente Regional de Ensino, professor Lucinei Aparecido Euzébio, falou sobre as mudanças no ensino estadual

Dirigente Regional de Ensino, professor Lucinei Aparecido Euzébio, falou sobre as mudanças no ensino estadual. Foto: Carlos Netto

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O ano letivo de 2020 começa na próxima segunda-feira (3), com um novo modelo de ensino implantado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que foi pensado para qualificar o ensino, focando sempre o aluno. Trata-se do Inova Educação, proposta que prevê pequenas mudanças na grade e nos tempos escolares, com a adição de três novas disciplinas.

Para falar sobre o novo projeto pedagógico, a reportagem do INTERIOR ouviu a Diretoria de Ensino da Região de Penápolis, que através do dirigente e professor Lucinei Aparecido Euzébio explicou todo o processo que envolve essa nova etapa para o ensino estadual.

Segundo ele, até hoje o trabalho estimulava o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, como memorização e solução de problemas lógicos. O dirigente explicou que o Inova Educação vai equilibrar essa balança com as habilidades socioemocionais, que são fundamentais na aprendizagem.

Agora os componentes eletivas, projeto de vida e tecnologia, já presentes no Ensino Integral, serão compartilhados com toda a rede. “Essas novas matérias debatem assuntos diversos e colocam os estudantes no centro do processo de aprendizagem, promovendo seu engajamento e protagonismo”, explicou o dirigente.

Ao entrar em vigor, o programa Inova Educação, um modelo pedagógico pioneiro, deve conectar as escolas à realidade dos estudantes do século 21. Ele será ofertado a todos estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, na rede estadual de São Paulo.

“Estes estudantes ganharão uma aula a mais e um aumento na carga horária de 15 minutos por dia. Serão sete aulas diárias de 45 minutos cada, ao invés de seis como era no ano passado. Todas as disciplinas regulares ficam mantidas”, disse o dirigente.

Dessa forma, os estudantes do período matutino entram às 7h, e passam a sair da escola às 12h35 – não mais às 12h20. No período vespertino entram às 12h40, com saída às 18h20.


PROJETO DE VIDA

Lucinei explicou que agora, com o novo projeto, entrará no currículo obrigatório duas aulas por semana de uma atividade chamada "Projeto de Vida", mais duas aulas do componente Eletivas e uma de Tecnologia e Inovação.

“As disciplinas eletivas serão oferecidas a partir do levantamento dos sonhos e anseios dos estudantes e das possibilidades de oferta dos professores. Alguns exemplos de temas são: empreendedorismo, ética e cidadania, olimpíadas de conhecimento, teatro, comunicação não violenta e mediação de conflitos, entre outros”, informou.

As duas aulas semanais do Projeto de Vida, terão atividades para os estudantes definirem seus objetivos, planejarem seus rumos futuros e se organizarem para chegar onde querem. As atividades abrangem ética e cidadania, sonhos, projetos na comunidade, mundo do trabalho, vida acadêmica etc.

Por fim, a disciplina de Tecnologia e Inovação pretende trabalhar três eixos: pensamento computacional; tecnologias digitais da informação; e comunicação e letramento digital.


RECESSO

O dirigente informou ainda que, com a implantação do Inova Educação novos períodos de recessos serão colocados em prática. Um deles será ao final do primeiro bimestre, e outro no terceiro bimestre. As férias do segundo e do quarto bimestres ficam mantidas.

“Sendo assim, o início do ano letivo começa na segunda, com o primeiro recesso ocorrendo no fim do primeiro bimestre, entre 20 e 24 de abril, já que nesta semana haverá um feriado”, explicou. Em relação ao período das férias no fim do segundo bimestre, Lucinei informou que ele ocorrerá entre os dias 10 e 26 de julho, enquanto o segundo recesso será no fim do terceiro bimestre, entre 13 e 16 de outubro.

Lucinei esclareceu que o objetivo da mudança é organizar o calendário e o planejamento das atividades pedagógicas, além de garantir que docentes que atuam nas redes estadual e municipais consigam conciliar os períodos de recesso escolar e férias.


ACOLHIMENTO

Lucinei fez questão de observar um momento importante nas unidades escolares, que é o acolhimento. Trata-se de uma ação pedagógica, com o objetivo de dar as boas-vindas aos educandos e às equipes docente e gestora, integrando os estudantes entre si, com a escola, funcionários, e fortalecendo a conexão entre eles.

O ato de acolher tem o propósito de despertar nos estudantes o sentimento de pertencimento, e, principalmente, permitir seu desenvolvimento integral.

“O primeiro dia de aula será voltado para o acolhimento, com dinâmicas em grupo, conduzidas pelos próprios alunos, para o registro dos sonhos. A ideia é de que os educandos sejam estimulados a pensarem sobre os passos que precisarão seguir para concretizar o que desejam, assumindo uma postura protagonista na sua trajetória escolar”, destacou o dirigente.



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