Dois doadores têm órgãos captados ao mesmo tempo na Santa Casa de Araçatuba
Região
Uma mulher de 56 anos, de Birigui, foi vítima de um aneurisma, e um homem com 41 anos, de Penápolis, teve um AVC
Da Redação 09/05/2022Nove pessoas devem ser beneficiadas com órgãos captados de dois pacientes que estavam em tratamento na Santa Casa de Araçatuba (SP). As duas captações multiórgãos foram realizadas simultaneamente no sábado (7), sendo a primeira captação de órgãos do ano no hospital.
Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, a moradora em Birigui havia sido internada em 26 de abril, devido a uma Hemorragia Subaracnóidea (extravasamento súbito de sangue no interior do espaço subaracnóideo, normalmente provocado pela ruptura de um aneurisma).
Apesar do tratamento intensivo o quadro clínico da paciente não teve evolução para melhora e o protocolo para investigação foi iniciado no dia 27. A morte encefálica foi confirmada somente na quinta-feira (5), às 22h50.
AVC
Já o morador em Penápolis foi internado na terça-feira (3) devido a um AVC (Acidente Vascular Encefálico Isquêmico). Apesar do cuidado intensivo, o quadro clínico do paciente também permaneceu grave e instável. O protocolo foi iniciado no dia seguinte e a morte encefálica também foi constatada na quinta-feira.
Nos dois casos os familiares foram informados por representantes da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa sobre a possibilidade de doação dos órgãos e autorizaram a captação.
CAPTAÇÃO
A captação simultânea foi realizada por equipe composta por quatro cirurgiões de uma instituição hospitalar de Sorocaba. A mulher teve captados rins e córneas, enquanto do homem foram captados fígado, rins e córneas.
Os órgãos foram direcionados à Central Nacional de Transplantes para pacientes cadastrados na fila, que tenham a compatibilidade necessária.
De acordo com a Santa Casa, esta foi a segunda captação simultânea realizada desde a implantação da CIHDOTT. A primeira ocorreu em março de 2016, beneficiando 14 pessoas com uma tripla coleta de órgãos, incluindo coração, realizada ao mesmo tempo em pacientes que tiveram morte cerebral.
ÓRGÃOS FORAM TRANSPORTADOS PELA GUARDA MUNICIPAL
O transporte dos órgãos captados dos dois pacientes na Santa Casa de Araçatuba foi feito em uma ação planejada da Guarda Municipal de Araçatuba.
Em nota, a Prefeitura informa que a corporação escolta regularmente os veículos que realizam o transporte de órgãos no município, mas desta vez foi a própria Guarda Municipal que transportou as equipes médicas e os órgãos captados.
Eles foram transportados pela corporação até o aeroporto estadual Dario Guarita, onde as equipes médicas embarcaram em avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para os respectivos destinos.
“O transporte foi agilizado graças a agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, que bloquearam os cruzamentos e permitiram a passagem da guarnição”, informa a Prefeitura.
O secretário municipal de segurança, Antônio Erivaldo Gomes Assêncio, afirma que a Guarda Municipal realizou um trabalho de excelência, cumprindo sua função. “É para isso que a corporação existe: para servir e proteger”, declara. (*) Da Redação - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.