FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Dos 365 dias de 2019, apenas 73 tiveram chuvas na cidade

Cidade

Levantamento foi feito pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis)

Chuvas fortes ocasionaram problemas no cruzamento da Rui Barbosa com a João Antônio de Castilho

Chuvas fortes ocasionaram problemas no cruzamento da Rui Barbosa com a João Antônio de Castilho. Foto: Arquivo/JI

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Dos 365 dias de 2019, apenas 73 foram registrados chuvas na cidade. A constatação foi feita pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). No mesmo período de 2018, foram 82 dias, uma queda de 10%.

No acumulado do ano passado, foram registrados 773,4 milímetros, o menor índice registrado desde 2008, quando a autarquia passou a divulgar em seu portal as informações de registros pluviométricos. Até então havia sido 2014, quando choveu, em Penápolis, pouco mais de 974 milímetros.

Em 2018, ainda conforme levantamento do Daep, a cidade registrou 1.195,8 milímetros, o menor em quatro anos. A diminuição se deu pelo volume das precipitações e também pelo total de dias em que foram registradas chuvas no município.


VOLUME

O maior volume registrado o ano passado ocorreu em 15 de março, quando choveu mais de 34 milímetros. Em 22 de outubro também choveu forte. O registro pluviométrico chegou a quase 20 milímetros em apenas 20 minutos.

Isso, conforme noticiado, na época, pelo INTERIOR, ocasionou alguns transtornos na cidade, especialmente aos motoristas que passaram pelo cruzamento das avenidas Rui Barbosa com a João Antônio de Castilho, ponto este conhecido por seus alagamentos em dias de fortes chuvas.

O problema foi ocasionado pelo grande volume de água que desceu por meio da linha férrea, que também passa pelo local. Um homem chegou a cair em meio à enxurrada e precisou ser ajudado. Pedestres também foram flagrados se arriscando em meio ao alagamento.

Alguns condutores chegaram a passar com seus veículos no trecho, que se transformou em um rio. Motocicletas, no entanto, preferiram dar a volta e seguir por vias próximas. Ainda em relação ao ano passado, o mês em que houve o maior registro de chuvas foi em dezembro, com 142 milímetros.

Foram quase 100 milímetros a menos do que o registrado em novembro de 2017, mês com o maior registro naquele ano registrado pela autarquia. Em 2018, o dia em que houve a maior queda d’água foi em 10 de novembro, com 113 milímetros. Na época, a cidade teve o registro de grandes prejuízos, chegando a ser decretado estado de emergência pelo município no período de 30 dias.


PREVISÃO

De acordo com o site Climatempo, a previsão para hoje (19), em Penápolis, é de sol e aumento de nuvens de manhã, com pancadas de chuva à tarde e à noite. A máxima pode chegar a 31º e a mínima a 20º. Amanhã (20) também pode chover na cidade. A temperatura máxima poderá ser de 32º e a mínima de 21º.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.