Doses da vacina BCG estão em falta nas unidades de saúde da cidade
Cidade
Ela é considerada obrigatória e deve ser tomada o mais cedo possível
Ivan Ambrósio 01/08/2019A vacina dada aos recém-nascidos, chamada BCG e que previne a tuberculose, está em falta nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Penápolis. Ela é considerada obrigatória e deve ser tomada o mais cedo possível. As doses, segundo nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura, ficam disponíveis nas macros 1 (Mutirão), 2 (Postão no Centro) e 3 (Santa Terezinha).
A administração informou que a secretaria municipal de Saúde já solicitou novas doses ao Estado, responsável pelo repasse de vacinas aos municípios. Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou que a responsabilidade das vacinas, como a BCG, é do Ministério da Saúde e que “apenas redistribui para os municípios, à medida que os lotes chegam a São Paulo”.
A pasta informa ainda que, nos últimos meses, o envio das doses pelo órgão federal tem sido irregular e em quantidades insuficientes. Julho, por exemplo, foram solicitadas 170 mil unidades, mas até o momento recebido apenas 40% desse total.
O Ministério da Saúde explicou que mantém a distribuição de vacinas em todo o país e trabalha na regularização dos estoques quando há necessidade, em casos pontuais. O órgão ainda esclarece que envia mensalmente aos estados, que são responsáveis pela distribuição aos municípios.
Ainda segundo o ministério, neste ano foram enviadas mais de 4,2 milhões de doses da vacina BCG para todo o país, sendo 544,8 mil para o Estado de São Paulo. A pasta esclarece que os lotes são analisados pelo INCQS (Instituto Nacional Controle de Qualidade em Saúde) e que o quantitativo de julho foi reduzido, pois parte do estoque ainda está sob análise.
REGIÃO
Na região, apenas Penápolis registrou falta. Em Andradina, a administração informou que foi feito um esquema de agendamento para garantir vacinação a todos. A Prefeitura de Birigui afirma que está recebendo normalmente a quantia necessária. Araçatuba também têm doses disponíveis.
VACINA
A vacina é composta pelo bacilo de calmette & guérin, obtido pela atenuação do mycobacterium bovis, umas das bactérias que transmitem a tuberculose. Ela ataca mais os pulmões, mas pode também causar infecções nos ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, portanto, aglomerações são o principal fator. O doente expele pequenas gotas de saliva ao falar, espirrar ou tossir. Elas contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo.
Qualquer fator que gere baixa resistência orgânica também favorece o estabelecimento da tuberculose. A doença causa tosse seca, emagrecimento, fraqueza e falta de apetite e pode levar a eliminação de sangue pela tosse em casos mais graves. O tratamento é demorado, levando cerca de seis meses.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.