Duas cidades da microrregião registram novas mortes pelo coronavírus
Saúde
Diretor da escola estadual Professor João Teixeira Sampaio está entre as vítimas
Ivan Ambrósio 16/03/2021Pelo menos duas cidades registraram novas mortes em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus. A maior quantidade foi em Penápolis: cinco vítimas. Com isso, a cidade totalizou 90 pessoas que não resistiram às complicações da doença desde o começo da pandemia.
Segundo boletim epidemiológico divulgado ontem (15), os dois óbitos que estavam em investigação dos idosos, ambos com 82 anos, foram diagnosticados com o vírus. Além disso, faleceram mais três pessoas, sendo uma mulher, de 66, na sexta-feira (12), e dois homens, com idades de 68 e 81 no sábado (13).
Uma das vítimas foi Sander Sabino. Filho do ex-prefeito Nagib Sabino, ele comandou a Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis) durante a gestão interina de Rubinho Bertolini. Amigos lamentaram sua morte pelas redes sociais. Ele deixou a esposa Ester, filhas Pollyane e a jornalista Kallyna – atualmente na Rádio Jovem Pan -, além de netos e demais familiares.
De sexta até o começo desta tarde, a cidade registrou 107 novos casos positivos da doença. Com isso, a quantidade passou de 3.957 para 4.064. Do total, 22 estão internados, 551 em quarentena e 3.401 recuperados. O número de suspeitos que aguardam resultado dos exames laboratoriais ou a data para a realização do teste rápido é de 466. Outros 599 foram descartados por avaliação clínico-epidemiológica e 8.086 tiveram resultado negativo para o coronavírus.
PROFESSOR
Na microrregião, Barbosa se cobriu de luto com a morte de duas pessoas, sendo uma delas do professor Edison de Abreu Rodrigues, de 40 anos, que era diretor da escola estadual Professor João Teixeira Sampaio, de Penápolis. O óbito precoce dele abalou a todos os familiares, amigos e companheiros de trabalho.
Diversas homenagens foram publicadas na redes sociais, espaço que ele utilizou, em uma das suas últimas postagens, para fazer um pedido: a vacinação contra o coronavírus aos professores, classe que sempre reivindicou melhorias, ganhando o prestígio, carinho e confiança por onde atuou.
Em um cortejo, o corpo foi levado ao cemitério de Barbosa, onde foi sepultado no final da manhã. Até o momento, o município registrou, desde o começo da pandemia, sete mortes. Os casos positivos aumentaram de 265 para 273. Do total, 252 se curaram, dois estão hospitalizados, 49 suspeitos e 11 permanecem em quarentena.
Avanhandava passou de 626 para 637. Do total, 575 estão recuperados, 42 em isolamento, um internado e 19 mortes. A que estava em investigação foi descartada. Na penitenciária, são 54 pessoas testaram positivo para a doença. Destas, 23 tiveram alta. Alto Alegre subiu de 191 para 197. Oito estão em isolamento domiciliar, 184 se recuperaram e houve quatro óbitos.
Braúna segue com 303, sendo que 246 se curaram, 18 aguardam resultados dos exames e oito mortes. Glicério são 295. Dezessete seguem monitorados pela secretaria de Saúde, 13 são suspeitos, 272 se curaram e houve seis óbitos. Por fim, Luiziânia segue com 142. Três pessoas não resistiram às complicações da doença, uma morte segue em investigação, 131 tiveram alta e sete seguem em quarentena.
LEITOS
Os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), destinados ao tratamento dos pacientes infectados pela Covid-19 estão em 50% de ocupação. Das dez unidades, cinco são usadas por pacientes da cidade, todos positivos com o vírus.
Na UTI Geral, seis dos oito leitos estão com usuários do município, também confirmados com a Covid-19. Já dos 41 de enfermaria, 30 são ocupados – 73,17% - por 21 moradores de Penápolis – 11 com o coronavírus e dez aguardando exames -, além de nove da microrregião, sendo dois de Glicério, um de Avanhandava, dois de Barbosa, dois de Luiziânia, um de Alto Alegre e outro de Braúna. Os três leitos de suporte ventilatório estão disponíveis.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.