FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Educadores participam de capacitação sobre intervenção para crianças com autismo

Educação

Objetivo é proporcionar uma educação de qualidade para todos os alunos

A capacitação é ministrada pelas educadoras mediadoras do TEA, com ações baseadas no Modelo Denver de Intervenção Precoce

A capacitação é ministrada pelas educadoras mediadoras do TEA, com ações baseadas no Modelo Denver de Intervenção Precoce. Foto: Imagem/PMP

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Desde o início deste ano, o Núcleo Multidisciplinar de Apoio à Aprendizagem “Superação” tem oferecido formação específica de “Manejo de Comportamento” para os professores e educadores da rede municipal de ensino, com foco na intervenção precoce para crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista. A ação da Secretaria de Educação faz parte de uma série de capacitações para proporcionar uma educação de qualidade para todos os alunos.

A capacitação é realizada de forma presencial, nas dependências do Núcleo. Com carga horária total de 50 horas, a formação acontece em oito encontros semanais de cinco horas cada. São aulas teóricas e práticas, além de dez horas complementares, destinadas à leitura de materiais de apoio e gravação de vídeos reflexivos sobre as práticas desenvolvidas.

A capacitação sobre Manejo de Comportamento é ministrada pelas professoras e educadoras mediadoras do TEA, Ilza Pedro de Melo, Leonila de Aguiar Torrezan e Nilza da Silva. Em 2023, as servidoras foram capacitadas pelo Instituto Edward Tolman, para orientar as equipes quanto ao manejo comportamental e às estratégias de intervenção precoce.


MULTIPLICADORAS

As três profissionais da Secretaria de Educação também são responsáveis pelo processo de multiplicação de conhecimentos, oferecendo capacitação aos demais professores e educadores da rede municipal de ensino.

A formação sobre intervenção precoce para crianças com autismo visa capacitar profissionais da educação, para aplicarem no ambiente escolar, ações baseadas no Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM), possibilitando ganhos significativos no desenvolvimento da linguagem, aprendizagem e socialização de crianças com Transtorno do Espectro Autista.

No contexto escolar, a aplicação de estratégias naturalistas do Modelo Denver possibilita que educadores planejem situações pedagógicas nas quais a criança aprenda por meio da interação, da repetição funcional e da motivação social, respeitando o ritmo e o nível de desenvolvimento de cada aluno.


CRESCIMENTO

Segundo informou a coordenadora de Educação Comunitária e Complementar, Mariza Dias Teixeira, o número de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem aumentado significativamente, exigindo das redes de ensino estratégias pedagógicas e intervenções baseadas em evidências que favoreçam o desenvolvimento integral dessas crianças.

De abril a outubro de 2025, 27 profissionais (18 educadoras e nove professores) receberam a formação sobre Manejo de Comportamento – TEA, oferecido pelo Núcleo Multidisciplinar. Neste mês de novembro, mais oito profissionais (seis educadoras e 2 professores) vão concluir a formação. Até o final de dezembro, estima-se que a formação contemple mais 14 pessoas, totalizando 49 profissionais capacitados em 2025.

O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é que todos os professores e educadores da rede municipal de ensino participem desta formação e se tornem profissionais capacitados e melhor preparados para acolher e ensinar todos os alunos, sem distinção.  (*) Secom – PMP



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.