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EE Dr. Carlos Sampaio Filho será escola de ensino integral

Cidade

Nova proposta de ensino será aplicada na unidade a partir do próximo ano letivo

Projeto para implantação do Programa de Ensino Integral foi apresentado à comunidade da EE Dr. Carlos Sampaio Filho

Projeto para implantação do Programa de Ensino Integral foi apresentado à comunidade da EE Dr. Carlos Sampaio Filho. Foto: Divulgação

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O dirigente regional de ensino da região de Penápolis, professor Lucinei Aparecido Euzébio, confirmou ao INTERIOR que a EE Dr. Carlos Sampaio Filho estará no Programa de Ensino Integral (PEI) em 2020, um modelo de ensino que, segundo a Secretaria de Estado da Educação, torna a escola mais atrativa e melhora a aprendizagem dos estudantes.

Ao lado de César Paes, professor-coordenador do núcleo pedagógico da diretoria, na área de tecnologia educacional, o dirigente relatou que o programa foi bem aceito pela comunidade escolar, que recebeu todas as informações necessárias de como “as coisas funcionam”.

Segundo ele, foi feito um amplo trabalho para que a comunidade tomasse conhecimento do programa, quando pais, alunos, conselho de escola e equipe gestora pudessem conhecer, de fato, o que será implantado na unidade.

“Tivemos uma alta receptividade de todos, pois eles entenderam que no PEI haverá realmente uma melhora no ensino”, disse o dirigente.

Ele disse que o ensino integral tem vantagens comprovadas por estudos e experiência. Especialistas apontam que essa metodologia ajuda a melhorar a aprendizagem e aumenta a empregabilidade e renda dos egressos.

“Para se ter uma ideia, os alunos do ensino médio nas escolas do PEI tiveram desempenho no último Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) 1,2 ponto maior em relação aos estudantes das regulares”, explicou Euzébio, mostrando um gráfico confirmando essas diferenças de resultados entre os sistemas.

Ele reiterou que as discussões e reuniões, em várias instâncias dentro da comunidade escolar, foi muito importante para a aplicação do projeto. “Todos, de maneira geral, entenderam o processo, tendo inclusive alguns pais perguntado a razão de não ter feito o programa antes na escola”, relatou.


VANTAGENS

Dentre as vantagens apresentadas, o dirigente destacou o maior tempo de permanência dos alunos e dos professores na escola, sendo que o corpo docente terá dedicação exclusiva de 40 horas na unidade. Por outro lado, nenhuma aula ficará sem professor, pois, com mais coordenadores, esses terão condições de suprir a ausência do profissional.

“Os professores terão mais tempo para estudar, preparar aulas e trabalhos pedagógicos coletivos. Já a equipe gestora terá mais tempo para planejamento, pois existirão, além da coordenação geral, os de áreas”, explicou.

Outra vantagem do modelo é que ele permite aos professores atuarem em regime de dedicação integral a uma única escola, com mais tempo para estudo e preparação de aulas. Para isso, recebem uma gratificação de 75% no salário-base. Hoje, 633 unidades da rede estadual já funcionam nesta modalidade.


PROJETO DE VIDA

Dentro do Programa Ensino Integral (PEI), um fator importante a ser destacado é a participação dos alunos nas decisões disciplinares, através do Projeto de Vida, quando eles podem escolher o querem estudar, podendo focar em áreas tecnológicas, de moda, entre outras, que serão oferecidas na grade curricular.

Segundo Paes, os alunos terão a mesma base curricular prevista, sendo as disciplinas eletivas, aplicadas para fins de enriquecimento cultural, como complemento de estudos. “A unidade que hoje tem investimento tecnológico vai ao longo do tempo recebendo mais equipamentos, sempre para atender a demanda dos alunos”, explicou.

Já o dirigente fez outra observação importante, relacionada ao acolhimento dos novos alunos pelos veteranos, quando esses terão ainda de acompanhar o desenvolvimento e orientá-los.

“Além das disciplinas de hoje, sem alterações, eles podem escolher o que querem estudar e serão acompanhados por professores, com a opção de estabelecer o que querem ser, o que vislumbram no seu futuro e determinando suas possiblidades quando terminarem o ensino médio”, finalizou, lembrando que os estudantes que gostam de eletrônica, por exemplo, poderão ter aulas dentro do projeto, voltados para afinidade deles através do agrupamento.



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