JOVEM PAN PENÁPOLIS

Eficiência dos serviços operacionais na Marechal Rondon é premiada pela Artesp

Cidade

Sistema de arrecadação, atendimentos pré-hospitalares, socorro mecânico e guincho foram avaliados

Serviços disponíveis pelos usuários pela Viarondon foram premiados pela Artesp

Serviços disponíveis pelos usuários pela Viarondon foram premiados pela Artesp. Foto: Ivan Ambrósio

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Os serviços operacionais prestados pela Viarondon, que administra o trecho de Bauru a Castilho da rodovia Marechal Rondon (SP-300), foram premiados na 6ª edição do Concessionária do Ano, promovido pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). Em razão da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, a solenidade foi feita virtualmente. A concessionária, pelo terceiro ano consecutivo, levou a honraria.

Segundo o órgão, o sistema de arrecadação automático, os atendimentos pré-hospitalares, de socorro mecânico e guincho foram avaliados nessa categoria. Também foi considerada a qualidade dos equipamentos como call box - telefones de emergência -, câmeras de vídeo ao longo das pistas e painéis de mensagem variáveis.

O prêmio tem por objetivo incentivar as concessionárias das rodovias estaduais a adotarem ações para tornar as estradas mais seguras, além de práticas para melhorar os serviços e o relacionamento com os usuários. Para chegar às diferentes premiações, técnicos da Artesp elaboraram uma metodologia que leva em consideração 29 indicadores, entre eles a opinião dos usuários e segurança rodoviária.

Para cada categoria, há um sistema de indicadores que avaliaram regularidade, eficiência e continuidade dos serviços prestados pelas concessionárias aos usuários. Os dados foram monitorados ao longo de 2019 pelo centro de controle de informações da agência, além das fiscalizações e vistorias realizadas em campo. O acompanhamento mensal dos indicadores foi feito por uma comissão composta por representantes das diretorias.

Com a conquista, a Viarondon reforçou a eficiência e vocação na prestação de serviços aos usuários. “É com muita alegria e surpresa que recebemos o prêmio, resultado de muito trabalho e dedicação de todos os nossos colaboradores que estão empenhados em entregar um serviço de qualidade e prestar o melhor atendimento aos usuários que trafegam pela nossa rodovia”, agradeceu o diretor-presidente, Fábio Abritta.


INVESTIMENTOS

A ViaRondon ainda informou que, para atingir a conquista, conta com mais de 500 colaboradores e é detentora de uma frota que inclui dez ambulâncias - uma delas equipada com UTI móvel -, 11 guinchos, um caminhão pipa, um boiadeiro e mais dez veículos de atendimento ao usuário, além de um para controle de tráfego, todos coordenados pelo CCO (Centro de Controle Operacional), bem como estão em operação 323 telefones de emergência disponíveis a cada quilômetro.

Pelos aparelhos, os usuários conseguem solicitar todos os serviços oferecidos pela concessionária, além de ter acesso a informações diversas sobre a rodovia. Há, ainda, dez bases de SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), com sanitários, fraldário, bebedouros d’água, wi-fi e orientações em centrais de autoatendimento diretamente ligadas ao CCO.

Já foram instalados mais de 190 quilômetros de defensas metálicas (guard rail) em todo o trecho administrado e 154 câmeras de monitoramento inteligente, que acompanham todo o movimento da SP-300 e das rodovias de acesso, agilizando o atendimento aos usuários da via, sempre que necessário.

Em 2019 e 2020, foram entregues obras de melhoria e implantação de dispositivo em Bauru, Penápolis, Coroados, Birigui, Lavínia, Guaraçaí, Andradina e Castilho e parte das obras de implantação de vias marginais em Araçatuba. Também foram recuperados mais de 122 kms de pavimento em toda a rodovia. Desde o início da concessão da Marechal Rondon, em 2009, o número de acidentes com vítimas fatais caiu 50%.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.