Eleições 2020: preparação das urnas eletrônicas é iniciada em Penápolis
Política
Votação será no próximo domingo (15); ao todo, serão 199 seções eleitorais
Ivan Ambrósio 07/11/2020A 87ª Zona Eleitoral de Penápolis iniciou ontem (6) a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas 119 seções no próximo dia 15, quando a população decidirá o novo prefeito, vice e vereadores.
Equipamentos extras, que permanecerão à disposição, caso haja necessidade de troca, também passarão pelo procedimento. Segundo o representante do cartório, Rogério Marinho Batista, o início da preparação consiste no download dos arquivos da Justiça Eleitoral de informações de cada postulante, como o nome, número e foto.
Estas informações são introduzidas nas urnas, geradas em computador e armazenada nas mídias que são inseridas nos chamados ‘flashes’ dos equipamentos. “Cada dispositivo possui as mesmas informações. Desta forma, todas as urnas utilizadas no processo eleitoral terão os mesmos dados dos candidatos”, explicou.
Além disso, cada dispositivo é preparado com as atualizações emitidas diretamente da Justiça Eleitoral, garantindo a segurança e o funcionamento de cada urna conforme as normas estabelecidas.
“Todo o processo é feito de forma bastante segura. O sistema digital usado possui códigos que só permitem a inserção de informações com uma espécie de ‘selo de segurança’, garantindo que os dados inseridos sejam autênticos, livres de fraudes”, destacou Batista.
Ele ainda acrescentou que, nos próximos dias, haverá a chamada “inseminação” das urnas, que é quando todos os dados são inseridos nos equipamentos, testados e lacrados, garantindo a lisura de todas as informações coletadas voto a voto no dia do pleito.
Pelo calendário original, o primeiro turno estava marcado para 4 de outubro e o segundo para o dia 25 do mesmo mês. No entanto, em razão da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, o Congresso Nacional decidiu adiar o pleito.
Ficou definido que o primeiro turno será no próximo domingo e o segundo dia 29. Também por causa da pandemia, não haverá necessidade de identificação biométrica nas eleições deste ano. Ao todo, são seis candidatos à Prefeitura e 153 que concorrem a uma das 13 cadeiras da Câmara de Vereadores. Do total, dez disputarão a reeleição.
SEÇÕES
Vinte e cinco seções deixarão de existir na cidade nas eleições municipais que acontecerão em 15 de novembro. De acordo com a 87ª Zona Eleitoral da cidade, as urnas que seriam usadas, foram recolhidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por incompatibilidade com o sistema operacional.
Com isso, os equipamentos não foram repostos, obrigando a realização de um remanejamento aleatório nos locais de votação. No total, foram 1,8 mil eleitores realocados. Eles pertencem às seções 1, 2, 5, 9, 15, 22, 37, 41, 44, 50, 51, 52, 71, 104, 110, 114, 121, 127, 129, 130, 134, 135, 137, 138 e 146.
Os eleitores pertencentes as extintas foram remanejados para outras seções dentro do próprio local de votação, não havendo prejuízos, ou seja, não será necessário que se desloque para outra escola.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.