JOVEM PAN PENÁPOLIS

Eleito prefeito de Barbosa, Rodrigo Primo Antunes quer alavancar turismo e geração de empregos

Região

Em entrevista, ele avaliou os primeiros meses à frente do Executivo e as metas para os 4 anos de gestão

Rodrigo Primo Antunes foi eleito em novembro do ano passado com 2.128 votos (52,05%)

Rodrigo Primo Antunes foi eleito em novembro do ano passado com 2.128 votos (52,05%). Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Eleito pela primeira vez prefeito de Barbosa em novembro do ano passado, após concorrer em três pleitos municipais, o advogado Rodrigo Primo Antunes (PSD) pretende alavancar o município no setor turístico e na geração de emprego. Formado em Direito, antes de ocupar o cargo, atuava em seu escritório particular e como procurador-geral em Avanhandava.

“O motivo que me levou a não desistir é o sonho que tenho de ver minha cidade desenvolver e a esperança de mudar a história do município e do nosso povo”, disse. Ele avaliou como está sendo os primeiros meses à frente do Executivo barbosense.

“São desafiadores, mas de muito trabalho, já colocando em prática muitos projetos, em especial, ações voltadas à saúde. Pegamos o município com dívidas, levando em conta os restos a pagar e os parcelamentos que deveriam ter sido quitadas na gestão anterior, além de muitos problemas administrativos. Fizemos o cancelando de diversos contratos que não haviam sentido algum serem mantidos e reduzimos os custos de outros”, explicou.

Rodrigo frisou que a experiência como procurador na Prefeitura tem ajudado em sua nova função frente à Barbosa. “Estar ao lado do prefeito Ciro Veneroni (PSD) que, ao meu ver, é um exemplo de gestor público, me ajudou muito na construção do modelo de gestão que estou colocando em prática”, comentou. Ele ainda acrescentou que reduziu algumas pastas e cargos comissionados.

“Não foram ocupadas as secretarias de Gabinete e de Planejamento. Além disso, foram revogados as funções gratificadas que previa mais de 15 de 1,2 mil cada, ficando apenas quatro, com valor reduzido para 500”, destacou. O prefeito ressaltou que houve a implantação do setor de compras, fazendo um controle rigoroso dos gastos de combustíveis e reavaliação de todos os contratos, cortando os excessos e cancelando aqueles desnecessários. “Estamos com nossa equipe fazendo o planejamento para o controle de receita e despesa do município”, avaliou.


PROJETOS

Dentre os projetos que tem para os próximos quatro anos, o chefe do Executivo destacou duas áreas que receberão uma atenção especial: o turismo e a geração de empregos. Barbosa é uma das cidades do Estado de São Paulo inscritas no MIT (Município de Interesse Turístico), que recebe recursos repassados pelo Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos).

Para este setor, Rodrigo esclareceu que é necessário outros investimentos. “Buscaremos, junto aos governos estadual e federal recursos para que possamos investir na nossa prainha e criar outros espaços para nossa população e turistas. Estamos com projetos para melhorar a infraestrutura de nossa cidade, visando a aquisição do selo de estância turística. Apesar de ter sido conquistado o MIT, até o momento nada foi feito para fazer jus a manutenção do referido credenciamento. Temos como meta colocar nossa cidade na rota de destinos turísticos, ao ponto de que o turista, ao nos visitar, sinta vontade de voltar”, ponderou.

Sobre a geração de empregos, o prefeito pontuou quais trabalhos a administração fará para melhorar a oportunidade neste setor. “Estamos implantando o projeto de incentivo à empresas e teremos um setor responsável em buscar investidores. Já estamos formando parcerias com o Senai e o Sebrae, visando a implantação de cursos técnicos e profissionalizantes”, disse. O setor de Saúde, conforme Rodrigo, também será prioridade de investimentos, bem como a Educação.

“Estamos já cotando para reforma dos prédios escolares que encontramos em total estado de abandono. Temos ainda o compromisso de investir no nosso sistema de tratamento de água, pois temos um sistema arcaico. Nossa meta é investir na qualidade de vida da nossa população e isso será possível com um trabalho sério e com respeito ao dinheiro público, pois, em poucos dias, já temos a certeza de que, com honestidade, dá para fazer muito mais”, frisou.

Rodrigo finaliza dizendo o que a população pode esperar dele e de sua equipe. “Nossa gestão será séria, honesta e que respeita o dinheiro público e a população. Trabalharei incansavelmente todos os dias para honrar nosso compromisso de uma cidade melhor e para todos”, concluiu.

Na eleição de novembro do ano passado, ele obteve 2.128 votos (52,05%), derrotando dois ex-prefeitos: Paulinho Balieiro, que tentava a reeleição e ficou em 2º lugar, com 1.571 (38,43%), e João dos Reis Martins, o João do Boi (PSDB), que ocupou a última colocação no ranking, com 389 (9,52%).



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.