Eleitor é surpreendido fazendo boca de urna em escola estadual
Política
Ele teria sido flagrado entregando o ‘santinho’ de um candidato para outra pessoa
Ivan Ambrósio 02/10/2022
Apesar deste caso, votação ocorre de forma tranquila em Penápolis neste domingo. Foto: Ivan Ambrósio
Uma pessoa de Penápolis foi surpreendida, na manhã deste domingo (2), fazendo “boca de urna” na escola estadual Professora Ester Eunice Almeida Faria de Oliveira, no bairro Cidade Jardim. Segundo o que foi apurado, ele teria entregado para um eleitor o santinho de um candidato que estava no chão.
A cena foi vista por um delegado da seção eleitoral, que acionou a Polícia Militar. O juiz Paulo Victor Alvares Gonçalves e o promotor João Paulo Serra Dantas estiveram na escola acompanhando a ocorrência. Além deste caso, foram apreendidas bandeiras de um candidato que estavam expostas na rua.
LEI
É considerada boca de urna “toda propaganda realizada por cabos eleitorais e demais ativistas no dia da eleição com o intuito de promover e pedir votos para determinado candidato, candidata ou partido político”.
A pena varia de seis meses a um ano de prisão, podendo ser revertida por serviços comunitários e multa. Até às 17h, horário limite para a votação, também é proibida qualquer aglomeração que caracterize manifestação coletiva, com ou sem a utilização de veículos.
Ficam censurados o uso de carros de som, comícios, carreata e aglomeração de pessoas com roupas padronizadas. A lei permite, no entanto, a manifestação silenciosa e individual do eleitor, através de camisetas, adesivos, broches, bandeiras, entre outros.
VOTAÇÃO
Apesar deste caso, a votação ocorre de forma tranquila no município. Na parte da manhã, foi grande a procura por eleitores pelos locais. A eleição iniciou-se às 8h e, nas maiores seções, chegaram a formar algumas filas, já que muitas pessoas gostam de votar cedo para poder sair ou tratar de outros compromissos.
A tendência é que isso se repita ao longo do dia, principalmente nos maiores colégios eleitorais da cidade. A votação acontecerá até às 17h.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.