Eleitores agendam cadastramento biométrico e não comparecem
Cidade
Cartório espera que as pessoas venham no dia e hora marcados, para não prejudicar o atendimento dos demais
Carlos Netto 21/09/2019O chefe do cartório da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis, Samuel da Silva Pereira informou ontem, 20, que os eleitores estão agendando o cadastramento biométrico através do site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo), e até mesmo no cartório, mas não estão comparecendo na unidade para o procedimento.
Segundo ele, as pessoas não estão se atentando para as dificuldades que terão quando o prazo terminar, em 19 de dezembro, em razão de uma série de implicações que vão desde o cancelamento do CPF (Cadastro de Pessoa Fisica), bloqueio do passaporte e dificuldades em operações bancárias.
“As pessoas marcam e não comparecem, e prejudicam outras pessoas que poderiam estar nos seus lugares para esse procedimento. Para se ter uma ideia, essa ausência chega atingir 25% dos agendamentos. Eles (eleitores) não percebem que no prazo determinado ficará mais difícil, pois sem o cadastramento os problemas virão”, explicou Samuel Pereira.
Além das proibições citadas, a pessoa sem o cadastro não poderá contratar empréstimos com bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, além de não poder assumir financiamentos, deixando de ter acesso a programas como o MCMV (Minha Casa Minha Vida).
E quem não fizer o cadastramento dentro do prazo, está proibido de votar nos próximos pleitos, já que terá o título automaticamente cancelado.
Além disso, quem tiver o título cancelado, não poderá tirar a carteira de identidade, declarar imposto de renda e nem fazer matrícula em universidade pública, ou se inscrever em concurso. Caso o eleitor seja funcionário público, ele poderá ter o salário bloqueado.
PLANTÕES
Os cartórios da 87ª Zona Eleitoral, em Penápolis, e da 289ª Zona Eleitoral que atende as cidades da comarca, fazem plantão neste sábado para que os eleitores procedam o cadastramento biométrico, conforme exigências do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral).
Esse plantão é somente para os que fizeram cadastro, portanto não haverá possibilidade do eleitor comparecer nos locais para esse fim. “Somente os agendados podem fazer neste dia. Mas peço que eles estejam aqui nos horários programados para o cadastramento. Não adianta fazer o agendamento, e não comparecer”, disse o chefe do cartório.
Samuel também informou que até ontem (20) cerca de 21 mil eleitores ainda não fizeram o cadastramento biométrico e, sendo assim, as pessoas devem se apressar, pois o prazo para que os eleitores façam o procedimento na cidade termina dia 19 de dezembro.
“Eu não sei o que acontece com esses eleitores. Acho que as pessoas não estão preocupadas com isso (cadastramento) e hoje 21 mil deles ainda não passaram pelo procedimento. Isso preocupa o órgão, pois iniciamos a coleta das digitais há quatro anos, mas infelizmente o brasileiro acaba deixando para a última hora”, lamentou.
O chefe do cartório reforçou que, para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve fazer o agendamento, seja pelo site do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br) ou na 87ª ZE, que fica na rua São Francisco, 140, no Centro.
No dia, é preciso apresentar documento original de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e o título eleitoral. A ação consiste no cadastro das digitais de todos os dedos, fotografia e assinatura digital.
O atendimento é de segunda à sexta, das 9h às 18h, sem interrupção para almoço. O procedimento não é obrigatório a menores de 18 anos e maiores de 70, pois para eles, o voto é facultativo.
Entretanto, esses eleitores também ficam proibidos de votar se não fizerem o procedimento. O cartório realiza plantão neste sábado, 21, para facilitar o procedimento aos eleitores que não podem ir durante a semana. Os demais plantões serão em 19 de outubro, 9 de novembro e 17 de dezembro, sempre das 8h às 13h.
REGIÃO
Na microrregião, que corresponde aos municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luiziânia, a situação é bem diferente, segundo o chefe Sérgio Mikio Suizo, da 289ª Zona Eleitoral.
Levantamento mostra que 74% dos eleitores já fizeram o cadastramento biométrico, pois além do atendimento feito na unidade, o cartório tem realizado o procedimento na Comarca. Nesses municípios os eleitores são atendidos por meio de uma equipe itinerante.
Em Braúna, por exemplo, o atendimento vai até o dia 27 de setembro no prédio da antiga Câmara, enquanto em Glicério o procedimento será ao lado do Banco do Povo, entre os dias 30 de setembro a 11 de outubro.
Em Luiziânia, o cadastramento já começou, e vai até 25 de outubro, na Prefeitura, das 13h às 17h. Sérgio acrescentou que os plantões, uma vez por mês e aos sábados, continuam das 8h às 13h, e neste sábado, dia 21, já tem pessoas agendadas.
A 289ª Zona Eleitoral fica na rua São Francisco, 140, centro, com atendimento de segunda à sexta, das 8h30 às 18h.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.