Elza Facchini recebe Medalha Rui Barbosa em solenidade na Câmara
Cidade
Homenageada atua como conciliadora em processos do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Penápolis
Imprensa/Câmara 17/08/2019Com 83 anos de vida e mais de quatro décadas na área do Direito, a advogada Elza Facchini recebeu sexta-feira, dia 16, a Medalha Rui Barbosa em solenidade promovida pela Câmara Municipal de Penápolis.
A entrega ocorreu através do vereador Rubinho Bertolini (SD), autor do projeto que instituiu a honraria pelo Legislativo, vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD) e o vice-presidente da subseção da OAB local, Wiliam César Ambrósio.
“A Drª Elza é um exemplo no Direito e de determinação continuada”, disse Rubinho Bertolini. A indicação para o recebimento da Medalha Rui Barbosa é feita pela OAB de Penápolis.
VIDA
Filha de Mário Facchini e de Mathilde Tamborlin Facchini, Elza Facchini nasceu dia 24 de outubro de 1935 em Promissão. Possui descendência de italianos. No início de sua carreira profissional trabalhou como auxiliar de enfermagem em Lins.
Em 1967 casou-se com José Olympio Salgado Veiga. Em mudança para Campinas, passou a trabalhar na parte administrativa da regional de saúde. No início da década de 70, influenciada por seu marido, que cursava Direito, decidiu pelo ingresso no mesmo curso na Pontifícia Universidade de Campinas.
Concluiu os estudos pela Universidade São Francisco em 1975, passando pelo primeiro exame instituído pela OAB. Fez ainda curso de Administração pela Universidade de São Francisco e cursos de especialização no Direito, sendo sua preferência de atuação a parte penal.
Com formação em curso de Mediação e Conciliação promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, atua desde 1994 como conciliadora em processos do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Penápolis, trabalho que mantém de forma voluntária.
Possui 6 filhos, quatro deles também com atuação na área do Direito: José Osório, Paulo César, Sérgio Ronaldo e Gabriel. O primogênito Antônio Mário, seguiu como técnico em eletrônica e o caçula Cássio, na área bancária. Tem 15 netos e 5 bisnetos.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.