Em ato simbólico, primeiros profissionais da Saúde são vacinados contra a Covid-19
Saúde
Receberam as doses da CoronaVac 1 médicos, uma técnica de enfermagem e uma auxiliar de enfermagem
Ivan Ambrósio 22/01/2021Euforia, emoção e esperança. Estes são um dos efeitos colaterais da vacina contra a Covid-19, o novo coronavírus e, para senti-los, basta a primeira dose. Foi isso que aconteceu na manhã de ontem (21) quando, em um ato simbólico na frente do Santuário São Francisco de Assis, em Penápolis, os cinco primeiros profissionais da Saúde, que atuam na linha de frente no combate a pandemia, foram imunizados. A cidade recebeu 840 doses na quarta-feira (20). Elas chegaram em um caminhão refrigerado e sob escolta do Choque, da Polícia Militar.
O ato simbólico foi acompanhado pelo prefeito Caíque Rossi (PSD) e pela vice, Mirela Fink (Podemos), que foi uma das vacinadas. A primeira foi a técnica de enfermagem da Macro 1, Luci Rodrigues Chamarelli Bougo, que atua há 32 anos e teve a dose aplicada pela enfermeira padrão Mônica Aparecida da Silva. Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, ela recebeu a dose para que pudesse desempenhar a função de vacinadora, sendo responsável pela aplicação aos demais participantes e destacou a importância deste momento.
“Agradeço a Deus pelo dom da vida, aos profissionais responsáveis por tornar essa vacina possível. Ela tornou-se símbolo da esperança, para que consigamos conter a doença”, disse. As doses usadas nos primeiros voluntários foi mantida sob resfriamento controlado em caixa térmica, garantindo a qualidade. Além disso, os profissionais envolvidos seguiram todos os protocolos indicados pelo Ministério da Saúde, como a não utilização de luvas de proteção e álcool para a esterilização da pele da pessoa no local onde a vacina é aplicada.
SENTIMENTO
Mônica, que atua na saúde pública há 22 anos, destacou o sentimento de reponsabilidade. “Meu ato foi apenas o início de nossa missão tão importante neste momento de esperança para todos. Continaremos levando a vacina para as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), onde existem muitos profissionais que se dedicam em combater a doença de forma direta”, ressaltou. Além de Luci, também receberam a dose a auxiliar de enfermagem e instrumentista da Santa Casa, Aparecida Batista, que atua há mais de 40 anos na área da Saúde; os médicos Tsutomu Miyamoto – que atua também no hospital - e Rossano Jorge Nanni Rinaldi, que é diretor técnico do pronto-socorro e também atua na Unimed.
Aparecida falou sobre esse momento histórico. “Estou muito feliz em ser uma das primeiras pessoas a serem vacinadas. É muito emocionante fazer parte de tudo isso e só tenho que agradecer por ter esse privilégio”, comemorou. Após ser imunizada e bastante emocionada, a vice-prefeita destacou a atuação dos profissionais desde o começo da pandemia. “Hoje é o dia da esperança. Representamos todos estes servidores que buscam diariamente salvar vidas. Perdemos muitos colegas para este vírus e isso é apenas o começo da vitória. Agradeço a todos os envolvidos que se empenharam em fazer esta vacina para toda a população”, frisou.
Já o prefeito afirmou a importância da vacina para todos os segmentos da sociedade. “Este é um dia histórico para todos nós e de muita alegria. É o início do fim dessa tristeza e da instabilidade emocional e financeira. Que bom que nossa cidade está recebendo estas doses, para que possamos retomar nossas vidas de forma mais segura”, observou. O secretário municipal de Saúde, Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, que também é médico, lembrou que as 840 doses serão usadas em diferentes profissionais.
“Somente com a segunda remessa que a cidade receberá em breve é que faremos a aplicação aos demais”, acrescentou. Ainda na tarde de ontem, a vacinação teve sequência em mais profissionais da saúde. Assim que novas unidades forem enviadas, será dada sequência aos grupos estipulados no plano nacional. “Temos que entender que ainda não existe vacina suficiente para todos. Assim que forem chegando mais, daremos continuidade”, finalizou.
Após o ato, as demais doses foram enviadas às unidades de saúde para a aplicação nos profissionais. Desta forma, a imunização foi realizada nas salas das Macros 1, 2 e 3. Além disso, na tarde de ontem, também foram enviadas para o Hospital de Campanha, pronto-socorro, Santa Casa e pronto-atendimento da Unimed. Ao todo, serão vacinados dois mil profissionais da Saúde da rede pública e privada; 8.232 idosos na faixa de 60 a 74 anos e 3.512 com 75 ou mais.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.