JOVEM PAN PENÁPOLIS

Em comemoração à festa do Padroeiro, Santuário recebe 93ª Romaria Franciscana

Cidade

Atividades serão concentradas na parte da manhã no espaço 1ª Casa; durante a semana haverá celebrações

Atividades com os Romeiros de São Francisco serão desenvolvidas na 1ª Casa; às 10h eles iniciam caminhada em direção ao Santuário

Atividades com os Romeiros de São Francisco serão desenvolvidas na 1ª Casa; às 10h eles iniciam caminhada em direção ao Santuário. Foto: Arquivo/JI

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comemorando o padroeiro de Penápolis, São Francisco de Assis, a Paróquia do Santuário realiza amanhã (29), a 93ª Romaria Franciscana. Neste dia, a cidade recebe devotos do santo de diversas localidades, que se deslocam em peregrinação. Uma manifestação religiosa motivada pela fé no santo considerado protetor da natureza e dos animais.

De acordo com a programação, a acolhida aos romeiros se dará às 7h30 no espaço 1ª Casa de Penápolis/Museu Municipal de São Francisco, à Rua dos Capuchinhos.  As atividades franciscanas tem início às 8h30. Haverá orações, reflexão, encenação e música.

As atividades se encerram às 10h, quando os romeiros iniciam caminhada para o Santuário, percorrendo algumas ruas da cidade, com cânticos e orações. A Banda Municipal novamente acompanha a romaria.

No Santuário será celebrada a tradicional Missa dos Romeiros às 10h30, neste ano presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco Carlos da Silva. Esta celebração marca a inauguração do Relicário, espaço montado na nave lateral próximo de onde fica o coral. Nele serão expostas Relíquias de São Francisco e Santa Clara de Assis.

A Romaria abre a Semana Franciscana, que terá programação todas as noites no Santuário, de segunda a sexta-feira. No dia de São Francisco, 4 de outubro, em feriado municipal, acontecemMissa de São Francisco às 7h, bênção dos animais às 9h no pátio do Santuário e Missa da Catequese do Santuário às 10h. A tradicional Procissão e Missa de São Francisco com a participação de todas as comunidades se realiza às 18h.

Os romeiros serão recepcionados em almoço de confraternização às 12h. Às 14h tem o encerramento da Romaria, com a bênção de envio.


RELIGIOSIDADE

De acordo com o pároco do Santuário, frei Adalto Antônio, a Romaria, que é um tipo de viagem, uma peregrinação religiosa, é uma constante na história da humanidade e da Igreja. “É motivada pelo fascínio exercido pelos lugares santos ou pela esperança de ver satisfeito algum desejo ou aspiração pessoal, de natureza espiritual ou de outro âmbito, como, por exemplo, a saúde. Frequentemente, o peregrino leva no coração a gratidão por alguma graça alcançada ou o desejo de cumprir determinada promessa que fez a Deus ou ao santo da sua devoção”.

Ainda conforme o religioso, “normalmente, os santuários são a meta das peregrinações religiosas. Eles surgem na sequência de alguma manifestação sobrenatural ou resultam da iniciativa de homens fiéis, que quiseram consagrar a Deus, a Nossa Senhora ou a algum santo da sua devoção de um determinado lugar, com a finalidade de aí prestar culto e invocar os favores celestes”.

Frei Adalto destaca ainda que pelos acontecimentos e graças que neles se verificam, os santuários são memória viva da manifestação de Deus e das maravilhas que Ele ali realiza em favor dos seus fiéis. “São também sinal da Sua proximidade e disponibilidade para os homens, beneficiados com os dons espirituais que recebem; tornam-se igualmente lugares de esperança para alívio e consolação das tribulações e anseios humanos”.

O Santuário de São Francisco de Assis em Penápolis, conforme enfatizou o pároco, é uma realidade dentro da experiência cristã, que se situa, geograficamente, no Noroeste do Estado de São Paulo. “E tem um sentido especial, pois é o berço da evangelização regional, é a Igreja-mãe das dioceses de Lins, Araçatuba e parte de Marília. Foi à primeira comunidade cristã nestas terras”.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.