JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Em dois anos, eleitores jovens aumentam 388% em Penápolis

Política

Cidade registrou crescimento no número de jovens eleitores, entre 16 e 17 anos

Eleitores irão às urnas no próximo dia 2 de outubro em todo o Brasil

Eleitores irão às urnas no próximo dia 2 de outubro em todo o Brasil. Foto: Arquivo/JI

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Penápolis registrou um crescimento de 388% no número de jovens eleitores entre 16 e 17 anos para as eleições que acontecerão em 2 de outubro. De acordo com o levantamento junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a cidade possui 371 eleitores nestas faixas etárias, cujo voto não é obrigatório. Isso é cinco vezes acima dos 76 que estavam aptos no pleito de 2020.

O crescimento é ainda de 131% se comparado à última eleição presidencial, ocorrida em 2018, quando o município teve 160 eleitores jovens. Atualmente, o número de adolescentes que poderá votar nas eleições representa 0,7% do total registrado na cidade, que é de 47.524 pessoas.


REGIÃO

Em outros municípios da região, a mesma tendência foi observada. Em Araçatuba, por exemplo, o crescimento foi de 327%. A cidade ultrapassou a marca dos 1,2 mil eleitores jovens que não possui a obrigatoriedade, ante os 395 que puderam votar no pleito de 2020.

O crescimento é de 260% comparado à última eleição presidencial de 2018. Em Birigui, são 751, uma alta de 354% em relação ao total de 2020, que era de 212. Já em Andradina, os eleitores jovens são 337, bem mais que os 128 dos pleitos passados.

Um dos fatores que ajudaram a alavancar os números, segundo os especialistas, se deve a campanha “BoraVotar”, feita pelo TSE para conscientizar jovens entre 16 e 17 anos e que foi turbinada voluntariamente por artistas brasileiros e internacionais nas redes sociais.

A mobilização da campanha envolveu celebridades como o sambista Zeca Pagodinho, a cantora Anitta e o ator Mark Hamill, da série de filmes Star Wars. O movimento foi lançado, inicialmente, por simpatizantes da esquerda. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, posteriormente, também engrossaram, o que aumentou o volume de forma geral.


BRASIL

Segundo o órgão, em todo o Brasil foi registrado o primeiro aumento de eleitores jovens em 20 anos. Em 2002, o eleitorado de 16 e 17 havia passado de 1,8 milhão para 2,2 milhões naquele ano, desde então, vinha em queda em todos os anos seguintes com pleito eleitoral.

O número mais baixo foi registrado em 2020, com cerca de 1,4 milhões de pessoas aptas a votar nesta faixa etária. Para as eleições deste ano, serão 2.116.781 pessoas de 16 e 17 anos que poderão votar e escolher presidente, governador, deputados estadual e federal e senador.

Especialistas ainda apontam que o fato da Justiça Eleitoral ter se utilizado mais dos canais digitais para comunicação com os jovens fez aumentar o interesse desta faixa etária no pleito. Pessoas entre 16 e 17 anos e acima de 70 possuem o voto facultativo, tendo a opção de comparecer ou não as urnas.

Em 2 de outubro, os brasileiros escolherão o novo presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Eventual segundo turno para presidente e governador poderá ocorrer no dia 30 do mesmo mês. Os eleitos serão diplomados até 19 de dezembro.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.